TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da teoria celular

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 4

Origem da vida, evolução e teoria celular

1 – Apresentação

Uma das coisas que distinguem os seres humanos dos demais seres vivos é a capacidade de fazer perguntas a respeito de sua própria existência. Muito antes do desenvolvimento da ciência, talvez antes mesmo da vida em sociedade, os seres humanos já se defrontavam com o mistério da vida, de uma forma geral, e de sua própria existência, em especial.

E as respostas não têm sido poucas ao longo dos séculos. Algumas baseadas em mitos ou crenças; outras, mais recentes, fundamentadas na ciência. Muitas vezes colocando os seres humanos no centro de importância da natureza, para dela se servirem como fonte inesgotável de recursos.

Outras compreendendo a nós, humanos, como produtos dos mesmos processos evolutivos que resultaram na impressionante diversidade de vida que nos cerca, sujeitos aos riscos dos desequilíbrios ambientais e ecológicos que podemos nós próprios provocar.

Mas mesmo hoje, com todos os avanços do conhecimento, continuamos a nos perguntar: de onde viemos? Estamos sozinhos no Universo? Existe uma razão para nossa existência? As respostas científicas de que dispomos são cada vez mais esclarecedoras, mas não definitivas, como todas as respostas da ciência.

Essas respostas, ainda que incompletas, permitem vislumbrar os possíveis caminhos que levaram ao surgimento das primeiras formas de vida, na própria Terra ou fora dela, como essas formas de vida passaram a competir entre si e a desenvolver incríveis estratégias de sobrevivência nos mais diferentes ambientes, colonizando terras e águas, originando organismos cada vez mais complexos que, eventualmente, formaram sociedades que buscam respostas sobre seu passado, na esperança de, talvez, assumirem o controle de sua própria evolução no futuro.

Buscar respostas para essas questões significa buscar a compreensão sobre que é a vida: palavra simples, mas não de simples definição. Significa compreender as estruturas, os processos e os fenômenos que fazem da vida na Terra uma unidade, apesar da imensa diversidade entre os seres. Significa compreender que esses mesmos processos, ao manterem a unidade da vida, são também responsáveis por sua própria diversidade e evolução. [pic 2]

Aqui começa nosso aprendizado em Processos Biológicos, buscando aprender e compreender respostas sobre os possíveis caminhos que teriam levado alguns elementos do Universo a se organizarem em estruturas moleculares cada vez mais complexas, fazendo emergir propriedades que cada vez mais se aproximavam daquilo que hoje compreendemos como “vida” e, finalmente, originado aquela que é a unidade fundamental de funcionamento de todos os seres vivos conhecidos e principal objeto de nosso aprendizado: a célula.


2 - O que você deverá conhecer[pic 3]

  • As condições da Terra primitiva, nas quais teria se originado a vida.
  • O conceito de biogênese da vida.
  • As duas formas celulares atualmente existentes: os procariontes e eucariontes. Suas semelhanças, diferenças e os níveis de organização pluricelular que podem atingir.
  • O conceito de mudanças adaptativas e os princípios básicos da teoria da evolução.
  • A teoria celular: quando surgiu e qual o seu significado.

3 - O que você deverá compreender

  • O significado da diversidade biológica como resultado de um processo adaptativo / evolutivo.
  • A célula como a unidade básica da vida.
  • A célula como uma unidade integrada de organelas autônomas e interdependentes.
  • A célula como um conjunto de processos bioquímicos interligados de fluxo energético, síntese e degradação de macromoléculas.
  • A célula como a unidade fundamental de formação de tecidos, órgãos, sistemas e organismos.
  • A célula como veículo de propagação e de perpetuação da vida.

4 - O que você deverá aplicar

 Aprender sobre a origem e a evolução da vida é olhar o mundo e ter um caminho para buscar respostas, das mais simples às mais profundas, sobre porque somos uma unidade denominada biosfera, o que une os seres em suas estruturas e processos biológicos fundamentais e o que os separa em seus padrões de diversidade. [pic 4]

É também compreender e situar melhor a nós próprios, humanos, nesse universo: nossos vínculos evolutivos e ecológicos com as outras formas de vida, os aspectos que nos tornam iguais entre nós como uma única espécie, Homo sapiens, e a singularidade de nossa capacidade intelectual na natureza, que, ao mesmo tempo em que nos torna únicos entre os demais seres, nos torna também responsáveis pelo destino da vida, a nossa própria e as dos demais organismos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (639.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com