TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio Biologia Caderno Do Aluno

Dissertações: Exercicio Biologia Caderno Do Aluno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 6

Qual a composição nuclear da célula?

O núcleo é composto por uma carioteca, cromatina e nucléolos. A carioteca é um tipo de membrana plasmática composta por duas membranas lipoprotéicas. Essa membrana possui vários poros em sua superfície. Esses são compostos por uma complexa estrutura protéica que funciona como uma válvula que escolhe que substância deve entrar e qual deve sair

Qual a função do núcleo?

O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula (metabolismo), e armazenar as informações genéticas da célula.

O que são células diploides? e aplóides?

Celulas Diplóides

Células diplóides são aquelas cujos cromossomos se organizam em pares de cromossomos semelhantes (à excepção dos cromossomos sexuais, nos organismos que os possuem). Diz-se que estas células possuem 2n cromossomos, onde n é o número de cromossomos diferentes. As mulheres possuem o último par de cromossomos, o 23º, igual a x;x onde x é um tipo de cromossomo. Já os homens o possuem como x;y, determinando seu sexo.

Celulas Haplóides

Células haplóides são as células que contêm metade do número de cromossomos (cromossomas) característicos da espécie. São produzidas a partir da meiose, que tem por finalidade a produção de gametas. Por terem sido feita a partir das células dos gametas, possuem um cromossomo de cada tipo. Estas células possuem n cromossomos, enquanto as diplóides possuem 2n cromossomos.

Na espécie humana, 2n=46 cromossomos, portanto óvulos e espermatozóides na espécie humana terão 23 cromossomos.

As células haplóides resultantes da gametogênese em um homem são os espermatozóides, e na mulher a célula resultante da gametogênese é o óvulo.

O que é cariotipo?

Cariótipo é o conjunto cromossómico ou a constante cromossómica diploide (2n) de uma espécie. Representa o número total de cromossomos de uma célula somática (do corpo). Cariótipo é o conjunto de cromossomas dentro de um núcleo de uma célula.A representação do cariótipo pode ser um cariograma (imagem dos cromossomos) ou um idiograma (esquema dos cromossomos), e é ele quem fornece as informações substanciais para o estabelecimento das relações entre espécies, com respeito à organização dos cromossomos. Além das colorações ditas como convencionais (Giemsa, Orceína Acética, reativo de Schiff, hematoxilina/eosina, etc.), podem ser aplicadas nos cromossomas metodologias que identificam "bandas". Os bandamentos (C, G, Q, R, Ag-RON) são importantes para a identificação de cromossomas homólogos e homeólogos, e na caracterização de polimorfismos ou de relações de parentesco entre espécies próximas, distinguindo possíveis rearranjos cromossômicos.O cariótipo, para a realização de si mesmo, é necessária a utilização de células brancas (leucócitos) do sangue. O Cariograma é a representação do conjunto de cromossomas presentes numa célula de um indivíduo, ordenados em pares de homólogos. Os cromossomas do par 23 são idênticos na mulher e diferentes no homem e denominam-se cromossomas sexuais. Os outros 22 pares de cromossomas denominam-se autossomas.Na espécie humana existem 46 cromossomas nas células somáticas (2n = 46).

Desenhe um cromossomo. Indicando suas divisões

Em cromossomo metafásico, existem 3 estruturas principais.

- Centrômero (Constricção primária);

- Constricção secundária;

- Telômeros.

Os centrômeros são regiões altamente repetidas de DNA, geralmente não codificante, ou seja, não apresentam informação genética que será traduzida em proteínas. É uma região de extrema importância para a divisão celular, pois essa região possui mecanismos de interação com as fibras do fuso que irã puxar as cromátides.

A constricção secundária é uma região de alta atividade gênica, onde os genes são transcritos constantemente. Nessa região é que existe os genes que codificarão a maioria dos RNAs importantes no processo de transcrição de proteínas.

Os telômero são regiões de extrema importância para o cromossomo. Essa região apresenta altas repetições de DNAs não codificantes que servem para proteção das extremidades do DNA, evitando a degradação deles nos processos celulares.

Quais são as fases do ciclo celular?

Em biologia, chama-se ciclo celular um conjunto de processos que se passam numa célula viva entre duas divisões celulares. O ciclo celular consiste na intérfase e na fase mitótica, que inclui a mitose e a divisão celular (citocinese).

Esquema do ciclo celular: I=Interfase, M=Fase Mitótica. A duração da fase mitótica em relação às outras fases encontra-se exagerada.

As fases do ciclo celular são as seguintes:

Fase G1 é a primeira fase de crescimento.

Fase G0 é um período em que a célula mantém a sua taxa metabólica, mas não cresce em tamanho, a não ser que receba sinais extracelulares.

Fase S é a fase em que o DNA é replicado.

Fase G2 é a segunda fase de crescimento, em preparação para a divisão celular.

Fase M inclui a mitose e a citocinese, quando a célula se divide em duas células-filhas.

==Regulação do ciclo celular== O ciclo celular para em determinados pontos e só avança se determinadas condições se verificarem, tais como a presença de uma quantidade adequada de nutrientes ou quando a célula atinge determinadas dimensões. A regulação do ciclo celular é realizada por ciclinas e por quinases ciclino-dependentes.

Certas células, como os neurônios, param de se dividir quando o animal atinge o estado adulto, mantendo-se durante o resto da vida do indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com