TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios De Genetica

Dissertações: Exercicios De Genetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  2.830 Visualizações

Página 1 de 4

Genética

E

Citogenética 

FACULDADE OBJETIVO

Aluno: Luiz Fernando Manzi Tavares RA: 02290005177

Professora: Lorena Cristina dos Santos

Curso: Farmácia

Disciplina: Genética e Citogenética

Exercícios

Porque a replicação do DNA é semiquantitativa?

Para que a amplificação de segmentos de DNA ocorra por PCR convencional,denominado também PCR semiquantitativo, é necessário um par de oligonucleotídeos iniciadores específicos que reconheçam o DNA que deve ser amplificado, denominado primers desoxirribonucleotídeos trifosfatados e a enzima DNA polimerase, como exemplo a Taq DNA polimerase, muito utilizada nos ensaios em laboratórios.

Porque a replicação do DNA é semidescontínua?

Todas as enzimas DNA polimerases promovem o crescimento da fita de DNA somente na direção de 5’para 3’, isto porque estas enzimas só agem na hidroxila da extremidade 3’ livre adicionando os nucleotídeos.

O que são fragmentos de Okazaki?

Um fragmento de Okazaki é um relativamente pequeno fragmento de ADN (com um primer de ARN no termino 5') criado na cadeia atrasada durante a replicação do ADN.

O que é um replissomo?

O Replissomo é uma máquina biológica que pode replicar o DNA com precisão e velocidade.

O que é um primossomo?

Os primers são sintetizados por uma série de proteínas chamadas de primossoma, cuja componente principal é a primase, um tipo de RNA polimerase.

Explique sucintamente o processo de replicação do DNA, incluindo os nomes das enzimas envolvidas, bem como suas funções.

A replicação do DNA ocorre de forma semiconservativa, é iniciada em origens únicas e geralmente ocorre de forma bidirecional, a partir de cada origem de replicação. A fidelidade da replicação é muito grande, com uma média de apenas um erro por bilhão de nucleotídeos incorporados após a síntese e correção de erros durante e imediatamente após a replicação.A replicação do DNA é um processo semiconservativo, pois cada uma das suas moléculas recém-formadas conserva uma das cadeias da molécula que a originou e forma uma cadeia nova, complementar ao seu molde.

A síntese do DNA é catalisada pela enzima DNA-polimerase. Ela utiliza um único sítio ativo para catalisar a síntese do DNA. O pareamento correto das bases é necessário para que a DNA-polimerase catalise a adição do nucleotídeo. Ambas as fitas do DNA são sintetizadas juntas na forquilha de replicação, com orientação antiparalela.

Durante o processo de replicação, as pontes de hidrogênio são catalizadas e os nucleosídeos livres unem-se a elas, respeitando sempre a regra do emparelhamento: Adenina-Timina, Citosina-Guanina. À medida que se encaixam nas cadeias do DNA, vão formando duas novas cadeias, obedecendo a regra da replicação semiconservativa

Explique porque existe a necessidade de um primer de RNA para a ação da polimerase de DNA.

DNA polimerase I, que tem função corretora, portanto pode ser endonucleásica ou exonucleásica. Ela também faz a retirada dos primers.

Explique sucintamente o papel da helicase, da topoisomerase II e das SSB na replicação do DNA.

Durante todo o processo de replicação atuam outras enzimas entre elas as SSB e as topoisomerases que têm como função evitar o enrolamento da cadeia durante a síntese.

Que aspectos genéticos sobre o câncer podem ser generalizados?

Embora raros, alguns tipos específicos de câncer podem ter herança mendeliana, além disso, há uma predisposição familiar ao câncer, com alta frequência de vários tipos de tumores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com