TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extrato de camomila triagem fitoquímica

Tese: Extrato de camomila triagem fitoquímica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Tese  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 9

Bruna Longo

Franciely Vieira Garcia

Keli de Almeida Freitas

Screening Fitoquímico do Extrato de Camomila

Matricaria recutita L., ASTERACEAE

UNIFEV-CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA

MAIO/2013

RESUMO

A camomila (Matricaria recutita L.) pertence à família das Asteraceae e é considerada uma das mais importantes plantas medicinais. O consumo e interesse crescente pela camomila devem-se às suas propriedades medicinais, associadas à presença de compostos com atividade biológica, nomeadamente, sesquiterpenóides. O α-bisabolol é um dos principais sesquiterpenóides da camomila, ao qual estão associadas propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, antibacterianas, entre outras. A atividade terapêutica deste composto apresenta-se, também, bastante promissora no

tratamento de tumores.

1 INTRODUÇÃO

1.1 Matricaria recutita L. - Características e propriedades medicinais

A camomila Matricaria recutita L. pertence à família das Asteraceae (2) e é considerada uma das mais importantes plantas medicinais (1). A camomila é uma planta de origem essencialmente selvagem, nativa do sudoeste da Europa e oeste da Ásia, que se espalhou por toda a Europa, América do Norte e Austrália. Recentemente, encontra-se, ainda, na América do Sul (10). Este incremento no cultivo da camomila deve-se ao elevado interesse apresentado pelas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentar (3). Na medicina tradicional, a camomila é usada para tratar úlceras, eczemas, gota, irritações da pele, neuralgia ciática, hemorróidas, mastites, conjuntivites, entre outras (4).

Nos anos mais recentes, o consumo da camomila na forma de infusão tem-se tornado muito popular, sendo consumida em larga escala por todo o mundo (4). Na forma de infusão, a camomila tem sido frequentemente, usada como sedativo, para reduzir a ansiedade e a histeria e, também, para minimizar problemas com o sono tais como insónias e pesadelos. Para, além disto, as infusões de camomila também são usadas como anti-inflamatório, antibacterianos, estimuladores do fígado e, ainda, como antimicóticos (4). O consumo e interesse crescente pela camomila devem-se às suas

propriedades medicinais, associadas à presença de compostos com atividade biológica, que está associada às diferentes classes de compostos bioactivos (4), nomeadamente os sesquiterpenóides tais como o α-bisabolol e os seus óxidos; os azulenos como o camazuleno e, ainda, os derivados de acetileno (4). O α-bisabolol é um dos principais sesquiterpenóides da camomila, ao qual estão associadas propriedades anti-inflamatórias (1, 2).

2 METABÓLITOS SECUNDÁRIOS

As plantas medicinais possuem uma ilimitada habilidade para sintetizar metabólitos secundários. Em muitos casos, estas substâncias fitoquímicas servem como mecanismos de defesa da planta contra a predação por microrganismos, insetos e herbívoros (SCHULTES, 1978); além das características de proteção da planta, os metabólitos secundários podem possuir efeitos diretos sobre os organismos em contato, podendo ser benéficos, como em uma atividade antimicrobiana ou antiparasitária para um vertebrado, ou mesmo tóxico ou mutagênico, como é o caso de várias plantas que possuem laticíferos (FERREIRA et al., 2006).

Os metabólitos secundários são compostos que geralmente apresentam estruturas

complexas. Eles também apresentam concentrações relativamente baixas e ocorrem em

grupos distintos de plantas. Já os metabólicos primários (lipídeos, glicídios e protídeos), são essenciais a todos os seres vivos e com funções bem definidas (Von Poser e Mentz, 2003).

Entre os metabólitos secundários, destacam-se os óleos essenciais produzidos pela planta e armazenados em estruturas anatômicas altamente especializadas como tricomas glandulares, células oleíferas, células parenquimáticas, cavidades secretoras, ductos e laticíferos(Buchanan et al., 2000).

Os metabólitos secundários não são essenciais à vida do organismo que os biossintetiza. No entanto, são essenciais na comunicação da espécie, na defesa contra herbívoros e atração de insetos polinizadores, contribuindo no diálogo químico entre a planta e o ecossistema que permite sua sobrevivência (Lobo e Lourenço, 2007).

3 CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E APLICAÇÕES DA CAMOMILA

Cerca de 120 constituintes químicos foram identificados na camomila como metabólitos secundários, incluindo 28 terpenóides, 36 flavonóides e 52 compostos adicionais com potencial atividade farmacológica. As propriedades e aplicações da camomila como importante fitoterápico são: antiespasmódica, antiflogística, sedativa, antialérgica, vermífuga e emenagoga. Dentre os constituintes da mesma o bisabolol e o camazuleno, que fazem parte do óleo essencial têm demonstrado as propriedades calmantes e anti-inflamatórias, tendo aplicabilidade no tratamento de cólica gástrica, gastrites, gengivites, faringites e laringites, inflamações do trato respiratório, do útero, reto e hemorroidas. Flavonóides como a apigenina e a lutelina também exibem atividade

antiinflamatória (SALAMON, 1992).

As sementes das plantas, em geral, são fontes usuais de óleos e gorduras. As sementes da camomila não fogem a exceção, podendo extrair destas um óleo fixo com coloração variando do amarelo claro ao escuro (PEREIRA et al., 2005). Isso se dá aos ácidos graxos insaturados presentes, cuja proporção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com