TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA - REFLEXO SENSITIVO

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 9

1.INTRODUÇÃO

        

        O sistema sensorial trata-se do conjunto de estruturas responsáveis pela percepção de estímulos que se originam no ambiente. Essas estruturas receptoras estão localizadas na pele, cavidade nasal, olhos, língua e orelha interna e se diferenciam quanto à natureza do estímulo que conseguem captar e converter em potencial de ação de membranas. Por sua vez, o impulso nervoso, transportado pelas fibras nervosas, será interpretado pelo SNC que produzirá uma resposta ao estímulo.

        Os receptores localizados na pele são importantes  tanto na percepção de térmica, percepção de dor quanto na percepção de pressão ou vibrações no ambiente que auxiliam o cérebro a interagir com o ambiente e gerar ações de proteção frente às ameaças.

        Um tipo importante de receptores são os termorreceptores. Estes,  são responsáveis pela captação de estímulos de natureza térmica como calor ou frio. Os termorreceptores, por sua vez, estão ligados a outros receptores como os de dor, por exemplo, enviando conjuntamente ao cérebro, informações sobre as sensações percebidas do ambiente para que haja uma resposta protetiva ao estímulo do ambiente.

        Os receptores de pressão também são importantes porque, a partir do toque mecânico contra a pele permitem ao corpo descrever diversas sensações trazida do ambiente e gerar respostas diante delas.

        Nesta prática o objetivo principal foi analisar as reações do organismo frente aos estímulos de calor, frio e tato descritivo em diversas situações proporcionadas em laboratório. A principal importância dessa prática é que ela proporciona compreender quais estruturas estão envolvidas no processo de geração de respostas sensoriais, bem como a forma com a resposta é frente ao mesmo estímulo em áreas diferentes.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

        Nesta seção é feita a descrição dos materiais utilizados e dos procedimentos empregados na experiência realizada sobre o sistema sensorial.

        A atividade prática foi realizada no laboratório de Bioquímica do Centro de Ciências da Saúde, no dia 24 de maio de 2017. As atividades realizadas envolveram tanto os termorreceptores quanto receptores mecânicos.

Termorreceptores

 

        A primeira atividade realizada utilizou duas bacias, sendo uma com água à temperatura de 50ºC. Pediu-se ao participante para colocar o dedo indicador na água por 15 segundos. Em seguida, retirar o dedo, aguardar 10 segundos, e colocar a mão toda dentro da bacia de água quente. Os resultados foram anotados.

        A segunda experiência consistiu em colocar o indicador por 15 segundos e, em seguida, colocar a mão toda na água quente, sem realizar o intervalo da primeira experiência.

        A terceira experiência sobre os receptores térmicos da pele consistiu em usar uma bacia de água gelada a 10ºC, uma bacia de água quente a 50ºC e uma bacia com água à temperatura de 30ºC. Pediu-se ao participante para colocar uma mão na bacia com água gelada e a outra mão na bacia com água quente, simultaneamente. Após 15 segundos retirou-se as mãos e elas foram colocadas na bacia com água à temperatura de 30ºC. As sensações foram anotadas.

        A quarta experiência consistiu em colocar água fria no tudo de ensaio e encostá-lo por 15 segundos à pele da testa. Após retirar o tubo de ensaio pediu-se o participante para dizer por quanto tempo perdurava a sensação de frio. O mesmo procedimento foi realizado com água quente no tubo de ensaio com outro participante. Os tempos de duração das sensações foram anotados.

        A quinta experiência consistiu em repetir o mesmo procedimento da quarta experiência, porém aguardando um tmepo de 1 minuto com o tubo encostado à fronte.

        A sexta experiência consistiu em pedir ao participante que encostasse diretamente um cubo de gelo à fronte e aguardasse por 15 segundos e por 1 minuto. O tempo em que a sensação de frio perdurou foi anotado.

        A sétima experiência consistiu em pedir ao participante para colocar o dedo indicador dentro de um tubo de ensaio com água quente e encostar um tudo de ensaio no lábio à mesma temperatura. As sensações em cada caso foram anotadas.

Discriminação de pontos

        A pele também possui receptores para estímulos de pressão e também procurou-se analisar como  estes se comportam em situações diversas.

        A primeira experiência consistiu em escrever uma letra, com o dedo na testa de alguém e pedir para que a pessoa identificasse a letra.

        A segunda experiência consistiu em cobrir os olhos do participante de tocar o dorso da mão e a ponta do indicador com duas canetas simultaneamente, pedindo ao participante para identificar o número de objetos que lhe estavam tocando.

        Na quarta experiência repetiu-se o mesmo procedimento da segunda experiência, porém em outros locais como o braço e as costas. Os resultados foram anotados.

3.RESULTADOS

        Neste tópico são mostrados os resultados obtidos nos procedimentos que analisaram sobre o comportamento do sistema sensorial em diversas situações, com relação à natureza do estímulo, duração do estímulo, local do corpo onde o estímulo é feito e distância dos estímulos táteis.

Termorreceptores

        Na primeira experiência pode-se verificar com base no relato do participante que, após colocar o dedo na água e aguardar por 15 segundos, teve uma sensação de quente bem mais insuportável em comparação ao momento em que colocou a mão toda dentro da água.

        Na segunda experiência, ao colocar o dedo indicador primeiro e em seguida toda a mão, ao se retirar, houve permanência da sensação de quente por maior tempo na ponta do indicador que havia sido colocado na água, em comparação com o restante da mão que foi colocada 15 segundos após.

        Na terceira experiência, ao colocar ao retirar as mãos da bacia com água gelada e da bacia com água quente e colocá-las simultaneamente na bacia com água à temperatura de 30ºC as sensações foram interpretadas de forma diferentes nas mãos. A mão que estava na água fria teve sensação de quente e na mão que estava na água quente, teve sensação de frio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com