TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRATURAS DE COLUNA

Artigo: FRATURAS DE COLUNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  427 Visualizações

INTRODUÇÃO

O trauma na coluna vertebral e na medula espinhal vem aumentando nos últimos anos em decorrência do aumento nos acidentes de trânsito. Existem três localizações mais freqüentes de trauma na coluna vertebral: C1-C2, C5-C7 e T12-L21,2. Em crianças menores que 12 anos, existe uma maior incidência de lesões em C1, C2 e na articulação atlanto-axial.

As lesões da medula espinhal ocorrem em cerca de 10 a 15% das fraturas e deslocamentos3. As lesões da coluna cervical levam a dano neurológico em cerca de 40% dos casos4, ao contrario das lesões nas colunas torácica e lombar que levam a lesões neurológicas em, respectivamente, 10% e 4% dos casos. Se o paciente apresentar fratura envolvendo o corpo vertebral e os elementos posteriores com desalinhamento, a chance de dano neurológico sobe para 60%.

Em geral, as lesões neurológicas ocorrem imediatamente após o trauma, mas podem ocorrer tardiamente. Outro dado importante é que, em cerca de 10% dos casos de lesão medular pós-traumática, não há alterações ao raio-X simples (RX)5,6. Estes casos são mais freqüentes em pacientes idosos que apresentaram uma lesão em hiperextensão

MECANISMO DE LESÃO

As lesões pós-traumáticas da coluna vertebral são, em geral, resultantes de forças indiretas levando a um movimento exagerado, tais como: flexão, extensão, rotação, compressão axial (vertical), distração, cisalhamento e afastamento (Figuras 1 a 4)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com