TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores De Risco E Complicaçoes Em Diabeticos E Hipertensos

Pesquisas Acadêmicas: Fatores De Risco E Complicaçoes Em Diabeticos E Hipertensos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

FATORES DE RISCO E COMPLICAÇÕES EM HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE UMA REGIONAL DO NORDESTE BRASILEIRO

O presente estudo, foi desenvolvido por Jênifa Cavalcante dos Santos e Thereza Maria Magalhães Moreira.

A primeira é enfermeira mestranda em cuidados clínicos em saúde da Universidade Estadual do Ceará, bolsista CAPES. Fortaleza, Ceará, Brasil;

A segunda é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, docente do curso de doutorado em cuidados clínicos e enfermagem e saúde e em saúde coletiva das Universidade do Ceará, Pesquisadora do CNPQ. Coordenadora do grupo de pesquisade epidemiologia, cuidados em cronicidades e enfermagem. Fortaleza Ceará, Brasil.

Este estudo tem como objetivo mostrar os fatores de riscos e as complicações associadas em usuários de hipertensão e diabetes no estado do Ceará.

Estas doenças não transmissíveis, porém que causam sérios problemas de saúde e que vêem sendo um grande desafio aos profissionais da área de saúde, devido a grande necessidade de cuidados contínuos aos portadores das mesmas.

Encontra-se vários fatores de risco para essas doenças, entre eles estão o excesso de peso e obesidade, ingestão de sal, ingestão de álcool, sedentarismo, fatores socioeconômicos e fatores ambientais e também temos os que não podemos modificar, como idade, genética e etnia.

A hipertensão é um grande fator de risco, podendo levar o individuo a morte súbita, insuficiência renal, infarte agudo do miocárdio entre outros.

Também há a possibilidade de que um indivíduo sofra das duas doenças, essa possibilidade chega em até 50%. A hipertensão e a diabetes apresentam alguns aspectos em comum como: Fatores de risco, prevenibilidade. Pode-se observar alguns fatores que são relevantes como a idade, sendo a idade entre 60 a 79 a mais freqüente. As pessoas sedentárias sofrem mais com hipertensão tendo como fator de risco muitas vezes o sobrepeso. Também pode-se observar que os fatores de riscos associados à hipertensão e diabetes, tem muita relação com os antecedentes familiares.

As doenças cardiovasculares têm sido a principal causa de morte no Brasil, segundo as autoras. Com todos esses fatores de risco, chega-se a conclusão que as pessoas da área de saúde deveriam dar mais palestras aos portadores destas doenças, palestras estas que mostrassem aos mesmos os fatores de riscos presentes em cada um e a prevenção para que ambos os portadores e os profissionais da área de saúde pudessem se ajudar melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com