TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Febre clássica

Tese: Febre clássica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  Tese  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

2.1 Aedes Aegypti

É o transmissor da Dengue e da Febre Amarela. É originado da África tendo sido introduzido no continente americano, durante a colonização.

2.2 Dengue Clássica:

A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

2.3 Dengue Hemorrágica:

Uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

2.4 - Agente Etiológico

É o vírus da Dengue (RNA). Um Arbovírus do gênero Flavivírus, pertencente á família Flaviviridae, sendo conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

2.5 - Vetores e Reservatórios

Os vetores são mosquitos do gênero Aedes. Nas Américas, a espécie Aedes Aegypti é a responsável pela transmissão da dengue. Persiste na natureza mediante o ciclo de transmissão Homem+Aedes Aegypti+ Homem. O Aedes Albopictus, embora presente nas Américas e com ampla dispersão na região Sudeste do Brasil, até o momento não foi associado à transmissão do vírus da dengue nas Américas. A fonte da infecção e hospedeiro vertebrado é o homem. Foi descrito, na Ásia e na África, um ciclo selvagem envolvendo o macaco.

2.6 - Ciclo da Dengue

2.7 - Ciclo do Mosquito

O ciclo do Aedes Aegypti é composto por quatro fases: Ovo, Larva, Pupa e Adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos. O seu controle é difícil, por ser muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicia a incubação. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.

2.8 - Modo de Transmissão

A Dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes Albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. A fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite. A transmissão ocorre pelo ciclo Homem+Aedes Aegypti+Homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento. Uma vez infectado, o homem demora de 4 a 10 dias para apresentar os sintomas da dengue.

Período de Incubação: Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias.

2.9 - Sintomas da Dengue

• Dengue Clássica: A doença tem inicio súbito, com febre alta, dores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com