TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fermentaçao Alcolica

Trabalho Escolar: Fermentaçao Alcolica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

Um açúcar redutor é um açúcar no qual o carbono carbonila (anomérico) não está envolvido em uma ligação glicosídica e, portanto, pode sofrer oxidação (Silva et al., 2003).

Os açúcares, também designados por hidratos de carbono, são compostos orgânicos que contêm carbono, hidrogénio e oxigénio, de fórmula geral Cn(H2O)n, onde n representa um número inteiro (PINTO, 2011).

Os principais açucares redutores são frutose, glicose, maltose e lactose. A sacarose, sendo formada por glicose e frutose, pode tornar-se um açúcar redutor se sofrer ação enzimática ou hidrólise ácida (Silva et al., 2003).

Os açúcares redutores possuem grupos aldeídos e cetonas livres na sua estrutura podendo assim sofrer reação de oxidação, já os açúcares não redutores (como a sacarose) possuem esses agrupamentos interligados por uma ligação glicosídica e se tornam redutores a partir do momento em que sofrem hidrólise ácida formando D glucopiranose e D-Frutopiranose (NETO, 2006).

Figura 1. Hidrólise ácida formando D glucopiranose e D-Frutopiranose

1.1 Método do Ácido Dinitrosalicílico (DNS):

O método do DNS é um método onde ocorre a oxidação do grupo carbonila.

O oxidante, chamado DNS utiliza o ácido dinitrosalicílico; sal de Rochelle, (solução de tártaro de sódio de potássio) que serve para prevenir o reagente da ação do oxigênio dissolvido; fenol, que é utilizado para aumentar a quantidade de cor produzida; bissulfito, que é um estabilizante da cor obtida na presença do fenol; hidróxido de sódio, que é o redutor da ação da glicose sobre o ácido dinitrosalicílico.

Ocorre no método do DNS a seguinte reação de oxidação (Silva et al., 2003).

Figura 2. Reação do método do DNS

Em meio alcalino, o AR reduz o DNS a ácido 3-amino-5-nitrossalicílico, enquanto que, o grupamento aldeído é oxidado a ácido aldônico. O ácido 3-amino-5-nitrossalicílico é um produto de cor castanho, sendo a intensidade da coloração correspondente a concentração de AR. O hidróxido de sódio promover reação da glicose com o DNS por promover a alcalinização do meio (Silva et al., 2003).

2. Objetivo

Identificar açúcares redutores e não redutores.

3. Metodologia

3.1 Procedimento experimental

 Tubo 1: 1,0 mL de água destilada (Branco)

 Tubo 2: 1,0 mL de sacarose 1 M

 Tubo 3: 1,0 mL de sacarose invertida* 0,1 M

 Tubo 4: 1,0 mL de amido 1%

*Obs: colocou se 1,0 mL da solução de sacarose 1 M, adicionou se 0,5 de HCl 0,1 M, deixou se por 3 minutos em banho maria fervente.

4. Resultados e discussão

Tubo ( N0 ) Solução Resultado

1 Água Um pouco castanho

2 Sacarose Castanho

3 Sacarose invertida Um pouco marrom (castanho)

4 Amido Castanho

Neste experimento os resultados obtidos foram que no tubo 1, onde continha 1,0 mL de água destilada (branco) ficou uma coloração que não era para ter ficado, isso ocorreu devido alguns interferentes na amostra ou na vidraria.

No tubo 2, observou uma coloração castanho, verificando na literatura comprovou se que a sacarose nesta condições não é açúcar redutor.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com