TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fungos

Resenha: Fungos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Resenha  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  642 Visualizações

Os fungos são organismos heterótrofos que obtém seus alimentos por absorção de nutrientes do meio, podendo ser unicelulares (como as leveduras), ou com o corpo formado por hifas que se organizam dando origem ao micélio.

Possuem parede celular formada por quitina, e usam o glicogênio como substância de reserva. Sua reprodução se dá sempre por formação de esporos.

Embora muitos fungos possam realizar a respiração, outros, porém fazem fermentação, na ausência de oxigênio, sendo conhecidos como fungos anaeróbios facultativos. Alguns desses tipos de fungos é que são usados para a fabricação de vinhos, cervejas e pão.

A espécie Saccharomyces cerevisiae, é capaz de realizar a fermentação alcoólica na ausência de oxigênio, degradando o açúcar em álcool etílico (importante na fabricação de bebidas), e CO2 (importante na fabricação do pão).

Uma importância fundamental dos fungos para o homem é a sua atuação no meio ambiente, decompondo a matéria orgânica e reciclando os nutrientes.

Mas a revolução máxima dos fungos na medicina foi a descoberta da penicilina, em 1928 por Alexander Fleming, médico inglês. Potente antibiótico, a penicilina permitiu tratamento eficaz no caso das doenças infecciosas provocadas por bactérias, e com isso a favoreceu a pesquisa de uma série de outros antibióticos.

Mas os fungos também são vilões. Desde as micoses humanas, aos fungos que atingem as plantações, os fungos podem causar sérios prejuízos econômicos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com