TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliaçao De Genotipos De Melancian Suceptiveis A Fungos No Estado Do TOCANTINS

Casos: Avaliaçao De Genotipos De Melancian Suceptiveis A Fungos No Estado Do TOCANTINS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

Descoberto, provavelmente pelo acaso, devido ao esquecimento de uvas em algum recipiente onde foram fermentadas, o vinho, provavelmente, surgiu na região do Cáucaso (onde hoje é a Armênia) e passou pela Mesopotâmia, Síria, Palestina e Egito. Chegou à Europa (Grécia) pela ilha de Creta e logo chegou à Itália e França.

Fermentacao alcoolicaPor meio de expedições colonizadoras e ação dos jesuítas, a bebida chegou a todas as partes do mundo, inclusive Brasil, que recebeu as primeiras videiras da Ilha da Madeira, em 1532, trazidas por Martim Afonso de Souza. A partir da década de 70 do século XX, as indústrias estrangeiras começaram a se instalar por aqui e, com elas, novas tecnologias e variedades de uvas, promovendo uma verdadeira revolução vinícola.

Acredita-se que os primeiros vinhos apresentavam características bastante diferentes das atuais. O vinho grego, por exemplo, era mais rosado, muito doce e concentrado, o que exigia agitação antes do consumo.

O processo básico de produção dessa bebida é a fermentação alcoólica, um processo anaeróbio (que não depende da presença do gás oxigênio). Durante a fermentação ocorre transformação do açúcar presente na uva em etanol. Esse processo é efetuado por microrganismos diversos, como as leveduras (fungos unicelulares).Uma das principais etapas do processo de vinificação é a fermentação alcoólica, que acontece simultaneamente com a maceração.

Nesse processo, participam agentes microbiológicos e, por isso, o local da fermentação deve ter boas condições higiênicas, água de qualidade e em quantidade suficiente. Além disso, deve ser amplo, para permitir a realização das operações de remontagem, descuba, prensagem, controle da temperatura e do teor de açúcar do mosto em fermentação. Na parte inferior das pareces da sala, devem haver aberturas, para facilitar a liberação do dióxido de carbono formado na fermentação alcoólica.

Os equipamentos instalados no setor de fermentação são os seguintes: pipas para fermentação, bombas para bagaço, bombas para remontagens e respectivas mangueiras, mastelas (pequenos recipientes), prensas, caracol ou esteiras para a retirada de bagaço dos tanques.

O processo fermentativo é iniciado imediatamente após a adição de 20 g/hL de levedura seca ativa (Saccharomyces cerevisiae). Essa levedura deve ser inicialmente hidratada com água morna a 35°C, na proporção de dez vezes o seu peso. A distribuição uniforme das células de levedura no mosto é feita pelo processo de remontagem.

A fermentação alcoólica é analisada pela determinação da densidade e do teor de açúcar do mosto, no mínimo, duas vezes ao dia, no laboratório da cantina. A temperatura da fermentação deve permanecer entre 25°GL a 30°GL, para favorecer a extração dos compostos fenólicos. Nas safras, quando necessário, é feita a correção do teor de açúcar do mosto com sacarose (chaptalização).

Para definir a intensidade de correção, ou seja, a quantidade de açúcar a ser adicionada no mosto, é necessário fazer análises de açúcar e álcool. Calcula-se que para cada °GL de álcool é necessário adicionar 1,8 kg de açúcar/hL no mosto. O açúcar refinado de boa qualidade, previamente diluído em pequena quantidade de mosto, é o mais recomendado. Para melhorar homogeneização, a chaptalização é efetuada entre o segundo e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com