TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HEMODIÁLISE

Projeto de pesquisa: HEMODIÁLISE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  6.099 Palavras (25 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 25

1. Introdução

A hemodiálise é uma das terapias renais substitutivas que tem como objetivo substituir a função excretora dos rins para remover do organismo o excesso de líquidos e solutos indesejáveis. É um tratamento extracorpóreo, onde o sangue passa por um dialisador (filtro) que contém dois compartimentos, um por onde circula o sangue, e outro por onde circula a solução de diálise.

Identificar a representação do cuidar na hemodiálise para a equipe de enfermagem e para o cliente em tratamento diálico usa-se como métodos entre os quais a pesquisa, que estabelece a ideia do cuidar para a equipe de enfermagem como estabelecimento de relação terapêutica, de confiança técnica para o cliente, ser cuidado significa estabelecer relacionamento interpessoal, aderir ao tratamento e ter sua vida prolongada.

A diálise é um processo pelo qual a composição dos solutos de uma solução A é alterada pela exposição da solução A , a uma Segunda solução B através de uma membrana semipermeável. De um modo conceitual, podemos ver a membrana semipermeável como uma lâmina perfurada por orifícios ou poros. As moléculas de água e os solutos de baixo peso molecular das duas soluções podem passar através dos poros da membrana e, portanto, misturam-se, enquanto os solutos maiores (tais como as proteínas) não poderão passar através dessa membrana semipermeável e, assim, as quantidades de solutos de alto peso molecular existentes a cada lado da membrana permanecerão sem modificações.

2. Diagnósticos de enfermagem em pacientes com tratamento hemodialítico utilizando o modelo teórico de Imogene King

O cliente com IRC em programa de hemodiálise requer cuidados específicos de enfermagem para evitar complicações no tratamento; grande parte dos cuidados se baseia nos aspectos psicossociais. Os três problemas psicossociais mais comuns são: a mudança na imagem corporal, o conflito dependência – independência e a perspectiva diária de uma morte potencial.

O enfermeiro como coordenador da equipe deve coordenar a assistência prestada, identificando as necessidades individuais de cada cliente, proporcionando meios de atendimento que visem uma melhor adequação do tratamento, garantindo assim uma qualidade de vida melhor, aproveitando todos os momentos para criar condições de mudanças quando necessária. A pratcia do cuidar personalizado está diretamente ligada à qualidade da assistência prestada, e uma das formas de alcançar estes objetivo é através do processo de enfermagem.

Segundo a Teoria de Imogene King pode-se definir o processo de enfermagem como: processo de ação, reação e interação pelo qual o enfermeiro – cliente compartilha de informação sobre suas percepções na situação de enfermagem.

O Sistema Conceitual de Imogene King define como bases de seu modelo – sistema pessoal, interpessoal e social. Objetivando conhecer a necessidade do paciente, por meio do levantamento de dos dados. Os diagnósticos foram determinados segundo a Taxonomia II da NANDA. Os diagnósticos de enfermagem, encontrados em 50% ou mais dos pacientes renais crônicos, foram: risco para infecção, proteção alterada e conforto alterado.

MÉTODO

O instrumento deste estudo é elaborado por três partes:

• Questões relativas ao sistema pessoal: identificação (incluindo dados sócios demográficos e diagnóstico médico), alimentação e hidratação, eliminação, atividade, repouso, autocuidado, respiração, circulação, dor conforto, segurança, neurosensorial, sexualidade, percepção (sobre a doença e tratamento), a imagem corporal e self, tempo e espaço.

• Questões relativas ao sistema interpessoal: questões que abordam o relacionamento familiar, o papel desempenhado na família, interação com a equipe de trabalho na instituição, percepção de suas necessidades.

• Questões relacionadas ao sistema social: questões relativas à habitação, composição e relação e relação familiar, necessidade de participação na comunidade, serviços de saúde (acessibilidade e uso), crença e prática religiosa e outras necessidades biopsicossociais.

Diagnósticos de enfermagem identificados a partir dos dados referentes ao Sistema Pessoal do Modelo Teórico de Imogene King entre pacientes em tratamento hemodialítico é feita após leitura detalhada, buscando-se identificar dados relevantes de cada sistema. Os mesmos passaram pelas fases de análise e síntese e, concluído o processo de raciocínio diagnóstico com base na Taxonomia II da NANDA 2001-2002.

Para fim de apresentação e discussão dos resultados, procurou-se agrupar os diagnósticos de enfermagem de taxionomia da NANDA de acordo com os sistemas compostos, considerando os dados dispostos desta mesma forma no instrumento de coleta de dados. No entanto, vale salientar que, eventualmente, dados de diferentes sistemas poderiam contribuir para a identificação de um mesmo diagnóstico.

A utilização do Sistema Conceitual proposto por King possibilitou a identificação dos diagnósticos de enfermagem nos três sistemas.

Considerando que a utilização da teoria de King permite ao enfermeiro coletar e identificar dados relevantes para a assistência e enfermagem, uma vez que permite uma abordagem holística do paciente, não se centrando apenas no diagnóstico médico, o que traz importantes implicações para o ensino, prática e pesquisa em enfermagem.

3. Forma de Trabalho em Hemodiálise

I. A hemodiálise é regulada por qual Portaria e quais os principais pontos de melhorias

A Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 154, de 15 de junho de 2004 estabelece o regulamento técnico para o funcionamento dos serviços de diálise no Brasil e esta RDC no subitem 6.3 determina:

“O programa de hemodiálise deve integrar no mínimo, em cada turno, um enfermeiro para cada 35 pacientes. Este é um ponto crítico para a Enfermagem e merece ser revisado para que haja a garantia da segurança e da qualidade de assistência ao paciente”.

II. O que leva o paciente à hemodiálise

Os grupos de risco para desenvolvimento de doenças renais crônicas, podendo levar o portador a ter indicação de iniciar uma terapia renal substitutiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com