TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIPOVITAMINOSE E HIPERVITAMINOSE

Artigos Científicos: HIPOVITAMINOSE E HIPERVITAMINOSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  4.376 Visualizações

Página 1 de 3

HIPOVITAMINOSE E HIPERVITAMINOSE

Se o organismo não recebe o suprimento de vitaminas ocorre a avitaminose; se recebe em quantidade insuficiente, ocorre a hipovitaminose (carência parcial ou frustra); se recebe em excesso, ocorre a hipovitaminose. De modo geral, as carências extremas são raras, surgindo apenas em condições anormais (catástrofes, guerras), ocorrendo mais frequentemente a hipovitaminose. (N.G. de SÁ, 1989)

Vitamina A (retinol): protetora da visão, da pele e das mucosas. Atua no processo de crescimento. Sua carência provoca problemas para a visão (cegueira noturna, baixa reação ao ofuscamento ou à penumbra), baixa resistência às infecções, pele seca e áspera, transtornos do crescimento. .(N. G. de SÁ, 1989)

Vitamina B1 (tiamina): ajuda a liberar a energia dos glicídios no organismo. Sua deficiência produz perturbações, principalmente no sistema nervoso (apatia, irritação, fadiga). Sua necessidade aumenta quando se ingere em grande quantidade de glicídios. A moléstia de carência extrema é o beribéri, que se caracteriza por distúrbios do sistema nervoso e gastrintestinal. (N. G. de SÁ, 1989)

Vitamina B2(riboflavina): fator vital no aproveitamento das proteínas. Sua carência provoca a inflamação e decomposição dos tecidos (feridas que não se curam facilmente, fissuras nos cantos da boca, inflamação da língua, descamação das asas do nariz e ao redor dos lábios). .(N. G. de SÁ, 1989)

Vitamina B5 (NIACINA): a carência extrema dessa vitamina causa pelagra, moléstia em que há diarreia, dermatite e transtornos psíquicos. Em carências frustras podem ocorrer: anorexia (falta de apetite), indigestão, erupção da pele, insônia, cansaço e dores de cabeça. Por essa listagem de sintomas e sinais podemos perceber quanto é difícil um diagnóstico de hipovitaminose, pois esse quadro pode pertencer a muitas outras doenças. .(N. G. de SÁ ,1989)

Vitamina B12 (cobalamina): sua carência, ou a ausência de um fator orgânico (secretado pela mucosa gástrica) que favoreça sua absorção, provoca a anemia perniciosa, pois uma das funções bem estabelecidas dessa vitamina é sua participação na formação do sangue. .(N. G. de SÁ, 1989)

Vitamina C (ácido ascórbico): Essencial na construção do tecido conjuntivo das paredes dos capilares sanguíneos; atua como estímulo das funções de defesa do organismo. Sua carência extrema determina o aparecimento do escorbuto, gengivite, fadiga fácil, equimoses subcutâneas. Fontes principais: laranja, goiaba, acerola, verduras, couve-flor, tomates, abacaxi, limão e outros. .( N. G. de SÁ ,1989)

Vitamina D: A vitamina D é potencialmente a mais tóxica de todas as vitaminas. A ingestão crônica em excesso pode causar perda de apetite, náusea e vômitos. Uma forma severa de depressão também pode resultar dos efeitos sobre o sistema nervoso central. Se a overdose continuar, a vitamina D aumenta o nível de minerais do sangue a extremos perigosos, forçando o cálcio a se depositar nos tecidos moles como coração e rins. O cálcio depositado em órgãos críticos pode causar mau funcionamento com consequências sérias para a saúde e a vida.( SIENKIEWICZ & WHITNEY,2003)

Vitamina E: A deficiência de vitamina E promove uma série de problemas em animais de laboratório. No entanto, muitos desses sintomas não foram reproduzidos em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com