TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: HIPOVITAMINOSE D COMO ANTAGONISTA DO METABOLISMO ÓSSEO

Por:   •  21/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 6

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: HIPOVITAMINOSE D COMO ANTAGONISTA DO METABOLISMO ÓSSEO.

RESUMO: A vitamina D é uma grande aliada ao metabolismo ósseo em sua fortificação, é notório que a baixa na quantidade distribuída pelo corpo pode acarretar diversas doenças principalmente em pessoas idosas, ela é obtida em maior concentração na exposição ao sol e também em alguns alimentos. Sendo assim é de grande importância fazer a manutenção da Vitamina D no corpo humano para que sua ausência não venha causar danos à saúde. O presente trabalho teve como objetivo fazer uma revisão sistemática sobre as funções da Vitamina D bem como seus aspectos, funcionamento no corpo e suas patologias por deficiência da mesma. Usando como apoio metodológico a revisão bibliográfica de artigos e trabalhos acadêmicos com base no tema.

Palavras-chave: vitamina D, hipovitaminose, metabolismo ósseo, manutenção da vitamina.

PROBLEMA: Porque a hipovitaminose D pode ser considerada um fator de risco?

HIPÓTESE: A vitamina D é essencial em funções relacionadas ao metabolismo ósseo, porém a hipovitaminose também estar relacionada na fisiopatogênese de diversas patologias. Como retardo do crescimento, o raquitismo em crianças, a osteomalácia e hiperparatiroidismo secundário em adultos, que consequentemente, aumenta a reabsorção óssea, favorecendo a perda de massa óssea e o desenvolvimento de osteopenia e osteoporose.

OBJETIVO: Descrever as patologias e consequências da hipovitaminose D.

1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que a falta de vitamina no organismo pode estar associada ao desencadeamento de diversas patologias, quando se trata especificamente da hipovitaminose D é possível observar fatores que estão ligados a doenças, principalmente ósseas. Há um tempo atrás, a deficiência da vitamina em questão era detectada na maioria das vezes em idosos e crianças, mas nos tempos atuais é notável que ela esteja atingindo indivíduos de qualquer faixa etária.

Porém existem grupos de pessoas que se encontram mais suscetíveis à deficiência ou insuficiência da vitamina D, como por exemplo, crianças, gestantes, idosos e aqueles que possuem foto tipos elevados, casos que precisam de uma atenção específica, para evitar o desenvolvimento de doenças.

Sendo assim foi vista a necessidade de intensificar os estudos da vitamina D com foco em sua deficiência no corpo humano, afim de observar quais fatores podem ocasionar doenças como a osteoporose, problemas cardíacos e autoimunes. Visto que a maior parte da população urbana tem carência da vitamina D. Diante disso o presente trabalho tem como objetivo descrever a importância da vitamina D no processo das consequências da hipovitaminose D.

2. DESENVOLVIMENTO

Metodologia

O presente trabalho é de base qualitativa sendo uma revisão bibliográfica de artigos e trabalhos científicos, usando como fonte de pesquisa a plataforma Google Acadêmico. Foram analisados os trabalhos publicados e indexados em periódicos nacionais que retornaram da busca das seguintes palavras chave: vitamina D, hipovitaminose e deficiência da vitamina D. Dos trabalhos encontrados foram selecionados os cinco mais relevantes a partir da leitura de seus resumos que estão descritos na tabela abaixo.

Ano Título do artigo Objetivo Conclusões

2013 Considerações atuais sobre a vitamina D Os objetivos deste artigo são discutir a fisiologia da vitamina D e revisar dados da literatura acerca das concentrações consideradas como adequadas, dos benefícios ósseos e em outros sistemas favorecidos por ela, os fatores que contribuem para sua deficiência e, principalmente, as orientações sobre a reposição adequada da vitamina D em grupos de risco, inclusos os idosos. A vitamina D é hormônio extremamente importante, tanto para o metabolismo ósseo, como para outras funções, que são cada vez mais estudadas. Sua deficiência é uma condição que vem aumentando de forma progressiva, resultado de uma série de condições da vida moderna.

2014 Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D Apresentar uma atualização sobre o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D baseada nas mais recentes evidências científicas. Foi apresentada uma atualização científica a respeito da hipovitaminose D que servirá de base para o diagnóstico e tratamento dessa condição no Brasil.

2015 Influência da vitamina D nas doenças endocrinometabólicas Este trabalho apresenta uma visão geral sobre as evidências científicas disponíveis para algumas das ações não-calcêmica da vitamina D nos seres humanos, através de pesquisa bibliográfica em bases de dados científicos. A deficiência de vitamina D e suas consequências constituem um problema de saúde pública mundial. Nos países subdesenvolvidos, a hipovitaminose D ainda não recebe a devida atenção enquanto problema de saúde.

2018 Avaliação da estatura em crianças nascidas com baixos níveis de vitamina D avaliar o crescimento de crianças nascidas com baixos níveis de vitamina D Enfatiza-se a importância das orientações em relação à exposição solar e suplementação de vitamina D, bem como a necessidade de se criar protocolos que resguardem as intervenções do profissional quanto à suplementação com VD.

2018 Vitamina D na geriatria: por que suplementar? Objetivou-se realizar uma revisão narrativa da literatura sobre o impacto da suplementação de vitamina D em idosos. Ficou evidenciada a falta de consenso na literatura quanto às dosagens de recomendação, já que os tratamentos em geral têm relação direta com o grau de deficiência e com a meta a ser atingida.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Segundo GALVÃO et al., (2013) A vitamina D tem diversas funções no organismo do ser humano, ela funciona como principal reguladora do metabolismo ósseo. A hipovitaminose tem sem mostrado um problema grave, considerado epidêmico por atingir uma grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com