TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Herpes Genital

Artigo: Herpes Genital. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 5

HERPES GENITAL

Herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST), de alta prevalência, causada pelo vírus do herpes simples (HSV) que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos e nunca mais abandona o organismo da pessoa infectada. O primeiro sinal é uma mancha avermelhada sobre a qual se forma um grupo de pequenas bolhas. Depois de alguns dias, elas se transformam numa ferida que cicatriza espontaneamente.

Uma das características da infecção pelo HSV é que a doença sofre remissões e recidivas. Isso quer dizer que, depois de um surto, ela pode regredir para reativar de forma imprevisível dias, meses e, eventualmente, anos mais tarde, se as defesas do organismo baixarem, pois o vírus se aloja nas camadas mais profundas da pele de onde retira o material necessário para reproduzir-se.

Em geral, a primeira infecção é mais grave e mais longa do que as subsequentes. Ela também pode ser o único episódio se o sistema imunológico estiver íntegro. Há casos, ainda, em que a pessoa infectada por esse vírus nunca desenvolve sinais da doença. No entanto, todos os portadores do HSV podem transmiti-lo para o parceiro/a nas relações sexuais.

CARACTERÍSTICAS DO VÍRUS

O vírus do herpes genital pertence à mesma família do vírus da catapora e do citomegalovírus. Sua estrutura é muito simples. Possui uma camada externa chamada envelope viral e o núcleo, onde se situa uma escada de dupla hélice com as bases do DNA. Entre o envelope e o núcleo, fica o tegumento. Essas estruturas são compostas por fragmentos de células do hospedeiro, ou seja, a partir do momento em que entra no organismo através de um trauma provocado por relação sexual sem a proteção do preservativo, o vírus se aloja na camada mais profunda da pele — a camada basal — de onde retira as substâncias necessárias para sua replicação.

Portanto, uma vez dentro no organismo, dificilmente será eliminado, porque se aproveita do material fornecido pelas células do hospedeiro para multiplicar-se e contaminar outras células.

Composta de centenas de vírus envelopados, cujo material genético é representado por DNA de fita dupla, a família Herpesviridae compartilha outras características que estão diretamente implicadas em sua crescente importância médica nas últimas décadas: a propriedade de permanecer em estado latente no hospedeiro após a resolução da infecção primária e a capacidade de reativação posterior – habitualmente, na vigência de disfunções imunológicas.

PERÍODO DE INCUBAÇÃO

A partir do momento em que o vírus invadiu um organismo durante a relação sexual, quantos dias se passam até surgirem os primeiros sintomas?

Em torno de dez, quinze dias aparecem os primeiros sintomas.

Quais são os sinais prodrômicos, isto é, aqueles que antecedem o aparecimento das lesões?

Ardor e prurido são sinais que podem anteceder à erupção cutânea (em medicina, são chamados de pródromos). O mais comum é o ardor, porque o vírus além de agredir as células da epiderme, transita pela bainha do nervo. Em se tratando de herpes genital, esses sintomas podem manifestar-se na raiz da coxa e nas nádegas. Às vezes, surgem ínguas, ou gânglios reacionais inflamatórios, em reposta à presença do agressor.

CAUSAS

O herpes genital é causado por dois vírus:

• Vírus do herpes simples tipo 2 (HSV2)

• Vírus do herpes simples tipo 1 (HSV-1)

O vírus do herpes simples tipo 2 (HSV-2) origina a maioria dos casos de herpes genital. O HSV-2 pode se espalhar através de secreções da boca ou dos genitais.

O vírus do herpes simples (HSV) é transmitido de uma pessoa a outra durante o contato sexual. Você pode se infectar com herpes quando a pele, a vagina, o pênis ou a boca entrarem em contato com os de uma pessoa que já tenha herpes.

O herpes é mais comumente transmitido pelo contato com a pele de uma pessoa infectada que tem lesões visíveis, bolhas ou erupções (uma crise ativa), mas você também pode contrair herpes pelo contato com a pele de uma pessoa infectada quando NÃO há lesões visíveis (e a pessoa pode nem saber que está infectada) ou pelo contato com os fluidos da boca (saliva) ou da vagina de uma pessoa infectada.

Como o vírus pode ser transmitido mesmo quando não há sintomas ou lesões presentes, um parceiro sexual que tenha sido infectado com herpes no passado, mas que não tem lesões ativas de herpes pode transmitir a infecção a outras pessoas.

As infecções genitais por HSV-2 são mais comuns em mulheres (aproximadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com