TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipercalcemia

Artigo: Hipercalcemia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Artigo  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Hipercalcemia

A hipercalcemia persistente pode causar deposição ectópica de cálcio nos tecidos por todo o corpo. As causas mais comuns de hipocalcemia são hiperparatireoidismo. Causas menos freqüente inclui insuficiência renal, distúrbios endócrinos, intoxicação por vitamina A e D, hipertireoidismo, síndrome do leite álcali, entre outros.

O hiperparatireodismo primário se caracteriza por excesso de secreção de PTH na ausência de um estimulo fisiológico adequado, que tem como resultado distúrbios generalizados de cálcio e fosfato.

A hipercalcemia pode ser atribuída a ação direta do PTH nos ossos produzindo o aumento da reabsorção tubular renal, ativada pelo PTH, biossíntese renal aumentada.

Existem pacientes com sintomas que apresentam-se, geralmente , com nefrolítiase recorrente, depressão mental, disfunção neuromuscular, pancreatite crônica recorrente.

O hiperparatireodismo acontece quando há uma resistência as ações do PTH no metabolismo, como aquelas nos pacientes com insuficiência renal, deficiência de vitamina D(osteomalacia). Essa deficiência leva a hiperplasia da glândula paratireóide e produção excessiva de PTH.

Esse distúrbio possui como manifestações clinicas iniciais cálcio sérico normal ou reduzido e hiperfosfatemia. Posteriormente, nos casos com hiperparatireoidismosecundário grave, ocorre hipercalcemia e hiperfosfatemia. Sendo assim, podemos observar nesses pacientes dor óssea , calcificação ectópica e prurido. A osteopatia que ocorre no hiperparatireoidismo secundário e na insuficiência renal geralmente é denominada de osteodistrofiarenal.

Intoxicação por vitamina D, é uma outra causa de hipercalcemia, que normalmente esta ligado a ingestão excessiva de suplementos vitamínicos por longos períodos. O excesso dessa vitamina provoca o aumento da absorção de cálcio pelo intestino, potencialização da reabsorção óssea e hipercalciuria.

Sendo assim o diagnóstico é baseado na determinação de 25(OH) D resposta rápida após a administração de esteróides. A intoxicação por vitamina D, se manifesta com fraqueza, irritabilidade, náusea, vômito e diarréia. A calcificação dos tecidos moles é comum, uma vez que o fósforo sérico tende a estar elevado, essa intoxicação, no entanto pode vir a persistir por algum tempo devido as reservas de gordura da vitamina D.

A síndrome do leite álcali foi observada primeiramente em pacientes com ulcera péptica em tratamentos com grande quantidades de leite álcali absorvível(p.ex; carbonato de cálcio). Essa síndrome se manifesta por hipercalcemia, cálcio urinário reduzido alcalose, e calcificação do tecido ósseo.

Os exames laboratoriais para o diagnóstico diferencial de hipercalcemia incluem determinação do cálcio sérico total e ionizado, cálcio urinário, fósforo sérico e urinário, fosfatase alcalina, entre outros. No entanto, a quantificação de vários outros analitos pode fornecer informação valiosa em casos selecionados(p.ex; hormônio de crescimento cortisol, teste de supressão da cortisona).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com