TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipófise

Tese: Hipófise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Tese  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

1 HIPÓFISE

1.1 HIPÓFISE – CONCEITO

A hipófise pode ser considerada a “glândula-mestre” do nosso corpo. Ela produz vários hormônios e muitos deles estimulam o funcionamento de outras glândulas, com a tireóide, as supra-renais e as glândulas-sexuais (ovários e testículos). O hormônio do crescimento é um dos hormônios produzidos pela hipófise. O funcionamento do corpo depende do equilíbrio hormonal. O excesso, por exemplo, de produção do hormônio de crescimento causa uma doença chamada gigantismo (crescimento exagerado) e a falta dele provoca o nanismo, ou seja, a falta de crescimento do corpo. Ela tem origem embriológica dupla: nervosa e ectodérmica. A porção de origem nervosa é denominada neuro-hipófise e consta de uma porção volumosa, a pars nervosa, e do seu pedículo, o infundíbulo. Este se continua com o hipotálamo, constituindo a ligação entre hipófise e sistema nervoso central. A porção originada do ectoderma é denominada adenohipófise e está subdividida em três porções:

- pars distalis, ou lobo anterior; é a mais volumosa

- pars tuberalis, porção cranial que envolve o infundíbulo

- pars intermedia

1.2 HIPÓFISE – ESTRUTURA

Costuma-se dizer que tem o tamanho de uma ervilha, pois mede apenas 6 mm no sentido anteroposterior, cerca de 10 mm de largura e um pouco menos de altura, e um peso de 500 mg.

1.3 HIPÓFISE - FUNÇÕES

Desde a vida fetal, no útero materno, a hipófise já funciona estimulando a tireóide a trabalhar por meio da secreção de um hormônio conhecido como TSH. Outro hormônio muito importante ainda na vida fetal é o de crescimento (GH), secretado de forma contínua para que a criança tenha um desenvolvimento normal. A prolactina, estimula a lactação logo depois do parto.

Entre os outros hormônios regulados pela hipófise está o ACTH, que controla a secreção dos vários hormônios das glândulas adrenais (como a cortisona), importantes no controle dos níveis de sais minerais, como o potássio e o sódio. O LH e o FSH são indutores da puberdade e permitem, na vida adulta, que ocorra a ovulação na mulher. Também estimulam a função hormonal masculina e a produção de espermatozoides. Por fim, a hipófise também produz a prolactina — que, como o nome indica, está ligada ao estímulo pós-parto para que as glândulas mamárias produzam o leite essencial à nutrição do recém-nascido.

1.4 HIPÓFISE – LOCALIZAÇÃO

Fica localizada na sela túrcica abaixo do cérebro, separada do crânio por uma delgada membrana, a tenda da hipófise ou diagrama hipofisário, unindo-se ao hipotálamo pela haste hipofisária (ou haste pituitária).

1.5 HIPÓFISE – VASOS SANGUÍNEOS

As artérias para a hipófise são as artérias hipofisárias superiores, ramos da carótida interna ou da artéria comunicante posterior, e as artérias hipofisárias inferiores, ramos da carótida interna mas atravessam o seio cavernoso. Os ramos das artérias superiores abastecem a haste e as partes adjacentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com