TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hirsutismo idiopático

Artigo: Hirsutismo idiopático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2014  •  Artigo  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

É aumento exagerado de pêlos terminais sexuais masculinos, na mulher, com três manifestações clínicas: constitucional, idiopático e androgênico. Hirsutismo constitucional: É o hirsutismo sem qualquer anormalidade hormonal. O desenvolvimento de pêlos terminais, na mulher, é devido a fatores constitucionais, familiares e raciais. A pilosidade normal para uma mulher semita, pode ser patológica para uma da raça amarela. A transformação de pêlos lanugos em terminais inicia-se na puberdade e progride pela região labial superior, mental, mamas, tronco, membros e abdome. Hirsutismo idiopático: O hirsutismo se desenvolve sem nenhum fator genético, familiar ou racial. Não há anormalidade hormonal e os exames, como testosterona total e livre, sulfato de dehidroepiandrosterona, hormônio folículo-estimulante são normais, A ultra-sonografia ovariana não revela cistos ovarianos. É possível que o hirsutismo idiopático seja devido á maior capacidade do folículo piloso de utilizar os andrógenos.

HIRSUTISMO ANDROGÊNICO:

O hirsutismo é devido a uma anormalidade endócrina. O quadro de hirsutismo pode-se acompanhar de outras alterações como seborréia, acne, e alopecia, o que constitui a sindrome SAHA ( seborréia, acne, hirsutismo, alopeia) ou de perturbações menstruais, com sinais de virilização como aumento de clitóris, alteração da voz e outros. É causado por diferentes patologias endócrinas: Ovário policístico (sindrome de Stein-Leventhal) Os cistos ovarianos levam ao aumento da produção de testosterona pelos ovários e os níveis podem estar aumentados no sangue. A diagnose se estabelece pela ultra-sonografia ovariana.

TUMORES OVARIANOS

Tumores ovarianos, que secretam andrógenos, produzem hirsutismo que se desenvolve rapidamente e acompanha-se de outros sinais de virilização. Estes tumores são adenomas, arrenoblastomas, tumor das células de Leydig, e outros.

HIRPERPLASIA ADRENAL

Na sindrome adrenogenital há bloqueio da hidroxilação da 17-hidroxiprogesterona, com baixos níveis de cortisol e elevados níveis de testosterona, androstenediona e ACTH. Como resultante, ocorre uma hiperatividade das adrenais, procurando manter o nível normal de cortisol, com conseguente hirsutismo e virilização.

HIPERATIVIDADE HIPOFISÁRIA

A hiperatividade hipofisária pode determinar o aumento da produção de andrógenos das adrenais e ovarianos. Na acromegalia, há uma produção excessiva do hormônio pituitário de crescimento.

HIRSUTISMO IATROGÊNICO

Terapia com hormônios androgênicos na mulher ou uso de anabolizantes androgênicos pode determinar pilosidade facial e em outras áreas. Discreto hirsutismo tem sido relatado com o uso prolongado de anovulatórios.

DIAGNOSE:

No hirsutismo, há indicação do perfil endocrinológico, que inclui a dosagem de testosterona, total e livre, e androstenediona (avaliação ovariana): sulfato de dehidroepiandrosterona, hormônio luteinizante, hormônio folículo-estimulante, prolactina, 17-alfa hidroxil progesterona e cortisol, globulina liigadora de hormônios sexuais, cuja função é o transporte plasmático de estradiol, testosterona e outros esteróides

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com