TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hormônios

Artigo: Hormônios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  Artigo  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

Definição de hormônios:

Hormônios são substâncias químicas de um glândula endócrina. Glândulas endócrinas, também chamadas glândulas sem dutos, depositam o hormônio na corrente sanguínea. O sangue, por sua vez, carrega os hormônios para o corpo inteiro. Os hormônios sexuais são estrógeno e progesterona (predominantemente na mulher) e testosterona (predominantemente no homem). Como todo hormônio, eles são mensageiros químicos, substâncias produzidas em uma parte do corpo que diz às outras partes o que fazer. O homem e a mulher produzem estrogênio e testosterona, porém em diferentes quantidades, e ambos os sexos produzem menos à medida em que envelhecem. Estes hormônios parecem afetar a capacidade de excitação ao alterar o limite para a estimulação erótica.

Além disso, o hormônio folículo-estimulante (FSH) é produzido pela hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro. Esse hormônio estimula as células da granulosa do folículo ovariano que, por sua vez, produzem estrógeno. Quando os níveis de estrógeno atingem determinados valores, o hipotálamo (localizado no cérebro) inicia a secreção do hormônio luteinizante (LH).

Eles agem:

centralmente - determinando a quantidade de mudança na excitação produzida por um estímulo;

periferalmente - determinando a quantidade de resposta do receptor a um determinado estímulo

.

Quando ocorre o pico de LH, o ovário libera o óvulo. O folículo ovariano se transforma no corpo lúteo, responsável pela produção de progesterona. Os hormônios promovem o desenvolvimento da mucosa uterina, preparando o órgão para uma possível gestação. Quando não ocorre fecundação, a produção hormonal diminui. Quando os níveis de progesterona caem até determinados valores, ocorre a menstruação (descamação da mucosa uterina). Os níveis reduzidos de estrógeno e progesterona são responsáveis pela produção do FSH, reiniciando o ciclo menstrual.

Deve-se lembrar mais um fato: com o passar dos anos, a quantidade de óvulos diminui. Por esse motivo, os níveis hormonais começam a variar. É o início da menopausa.

Hormônio feminino:

Estrógeno

O estrógeno é o principal hormônio sexual feminino. Além de participar da ovulação, concepção e gestação, é responsável pela manutenção da integridade óssea e regulação dos níveis de colesterol. Após a menopausa, a produção de estrógeno nos ovários apresenta-se reduzida. Pequenas quantidades desse hormônio continuam sendo produzidas pelo tecido adiposo.

Essa redução nos níveis de estrógeno podem causar osteoporose e doenças cardíacas. A reposição hormonal, portanto, diminui o risco dessas doenças. Além disso, aumenta os níveis de HDL (lipoproteínas de alta densidade) - o colesterol "bom" - e diminui os níveis de LDL (lipoproteínas de baixa densidade) - o colesterol "ruim".

Progesterona

A progesterona atua conjuntamente com o estrógeno, preparando o organismo feminino para a concepção e a gravidez. Além disso, participa da regulação do ciclo menstrual. Quando a menopausa se aproxima (peri-menopausa) e o ciclo se torna irregular, a progesterona desempenha um papel importante.

Após a menopausa, o organismo da mulher produz apenas uma pequena fração da quantidade produzida durante a vida reprodutiva. O uso de progestágenos sintéticos (uma forma de progesterona) com estrógeno promove a descamação da mucosa uterina. Nas mulheres que utilizam estrógenos, essa associação diminui o risco do câncer de endométrio.

Andrógeno

Embora muitos acreditem que o andrógeno seja um hormônio exclusivamente masculino, ele também é produzido pelos ovários, glândulas adrenais e outros tecidos. É um dos responsáveis pelo estirão do crescimento observado na puberdade. Durante a menopausa, a produção de andrógeno pode diminuir pela metade - ou mais em pacientes que retiraram os ovários. Após esse período, a associação de andrógeno à TRH pode melhorar os fogachos em mulheres que permanecem com essa queixa após o tratamento com estrógeno.

Hormônios masculinos:

Os hormônios masculinos são produzidos, na sua maior parte, nos testículos e pequena porção nas glândulas supra-renais. A regulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com