TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação De Cations Do Grupo I

Pesquisas Acadêmicas: Identificação De Cations Do Grupo I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE

3º Período Noturno de Farmácia

Disciplina: Química Analítica

Prof.: Samuel Góes

100 %

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 06

Identificação dos Cátions do Grupo I

16 de Outubro de 2013

Montes Claros - MG

INTRODUÇÃO

A química Analítica permite determinar a composição química das substâncias ou misturas, através do estudo dos princípios e a teoria dos métodos de análises químicas, ela se divide em química analítica qualitativa, que permite a identificação dos elementos ou íons constituintes de uma substância, e quantitativa, a qual estabelece proporções entre seus elementos ou íons. A análise qualitativa é feita por via seca, onde as substâncias e reagentes em estudo estão no estado sólido, ou úmida, onde as interações e reações ocorrem em solução. A identificação de íons é melhor realizada em via úmida.Os íons são divididos em grandes grupos para serem identificados, a divisão parte do princípio se o íon é cátion ou ânion. Por exemplo, os íons do grupo I, como, chumbo (Pb2+), mercúrio (Hg+) e prata (Ag+),consiste em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimentos de gases ou mudança de coloração.

OBJETIVOS

Identificar cátions do grupo I, utilizando de reações químicas.

MATERIAIS E REAGENTES

• Solução de nitrato de prata, AgNO3, 0,1 mol.L-1

• Solução de nitrato de chumbo, Pb(NO3)2, 0,25 mol.L-1;

• Solução de ácido clorídrico, HCL, 1 mol.L-1;

• Solução de amônia, NH3, 5 mol.L-1;

• Solução de amônia, NH3, 1 mol.L-1;

• Solução de hidróxido de sódio, NaOH, 5 mol.L-1;

• Solução de hidróxido de sódio, NaOH, 1 mol.L-1;

• Solução de iodeto de potássio, KI, 0,5 mol.L-1;

• Solução de cromato de potássio, K2CrO4, O,1 mol.L-1;

• Água destilada;

• Tubos de ensaio;

• Haste de madeira;

• Centrifuga;

• Pipeta;

• Béquer;

• Chapa de aquecimento

PROCEDIMENTO

Foram realizados dois procedimentos, usando os cátions, Chumbo (Pb) e Prata (Ag), como se segue:

Procedimento I

Em seis tubos de ensaio numerados de 1.1 à 1.6, colocaram-se 3 gotas de solução de nitrato de chumbo, Pb(NO3)2, 0,25 mol.L-1.

No tubo 1.1 e 1.2, adicionou-se 3 gotas desolução de ácido clorídrico, HCL, 1 mol.L-1. Após observação, a solução do tubo 1.1 levou-sea centrifugação, feito isto, retirou-se o sobrenadante e adicionaram-se 3 gotas de solução de amônia, NH3, 5 mol.L-1.No tubo 1.2, se adicionou 1 mL de água destilada ao precipitado, levando-o a banho-maria.

No tubo 1.3, colocaram-se 3 gotas de solução de amônia, NH3, 1 mol.L-1. Após observação deste, adicionou-se excesso de solução de amônia, NH3, 5 mol.L-1.

No tubo 1.4, acrescentaram-se 3 gotas de solução de hidróxido de sódio, NaOH, 1 mol.L-1 e observou-se. Depois, adicionou-se excesso de solução de hidróxido de sódio, NaOH, 5 mol.L-1.

No tubo 1.5, adicionaram-se 3 gotas de solução de iodeto de potássio, KI, 0,5 mol.L-1, após observação, acrescentou-se excesso de solução de iodeto de potássio, KI, 0,5 mol.L-1 que após foipara oaquecimento em banho-maria.

No tubo 1.6, adicionaram-se 3 gotas de solução de cromato de potássio, K2CrO4, O,1 mol.L-1 e observou-se.

Procedimento II

Em seis tubos de ensaio numerados de 2.1 à 2.6, colocaram-se 3 gotas de solução de nitrato de prata, AgNO3, 0,1 mol.L-1.

No tubo 2.1 e 2.2, adicionaram-se 3 gotas desolução de ácido clorídrico, HCL, 1 mol.L-1. Feita observação deste, levou-se a solução do tubo 2.1 para centrifugação, após isto, o sobrenadante foi retirado e acrescentou-se 3 gotas de solução de amônia, NH3, 5 mol.L-1.No tubo 2.2, adicionou-se 1 mL de água destilada ao precipitado que foi aquecido a banho-maria.

No tubo 2.3, colocaram-se 3 gotas de solução de amônia, NH3, 1 mol.L-1. Quando acabado, observado, e após, adicionou-se excesso de solução de amônia, NH3, 5 mol.L-1.

No tubo 2.4, acrescentaram-se 3 gotas de solução de hidróxido de sódio, NaOH, 1 mol.L-1 e observou-se. Após isto, adicionou-se excesso de solução de hidróxido de sódio, NaOH, 5 mol.L-1.

No tubo 2.5, adicionaram-se 3 gotas de solução de iodeto de potássio, KI, 0,5 mol.L-1, após observação, acrescentou-se excesso de solução de iodeto de potássio, KI, 0,5 mol.L-1 e aqueceu-se em banho-maria.

No tubo 2.6, colocaram-se 3 gotas de solução de cromato de potássio, K2CrO4, O,1 mol.L-1.

Ao concluir cada um dos procedimentos os resultados foram observados. Foram avaliadas também em âmbito literário reações envolvendo o mercúrio (Hg2+).

RESULTADOS E DISCUSSÕES

No procedimento 01 ao provocar reações dePb(NO3)2obteve-se a tabela 01, onde estão representadas as reações, e o fenômeno ocorrido. Para o procedimento 02, as reações de AgNO3 podem ser observadas na tabela 02. Enquanto as reações do nitrato de mercúrio Hg(NO3)2 são relacionadas na tabela 03.

Tabela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com