TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações De Identificação Dos cátions Do Grupo Analítico II

Trabalho Escolar: Reações De Identificação Dos cátions Do Grupo Analítico II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  1.521 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O grupo analítico 2 compreende os elementos Mg (Z=12),Calcio(Z=20), Estrôncio (Z=38), bário (Z=56) . Os elementos do grupo analítico II também são chamados de alcalino-terrosos. Antigamente os alquimistas chamavam de terra qualquer substância que não fosse metálica, insolúvel em água e resistente ao fogo; as “terras” deste grupo isto é, Cal ( CaO) e magnésia (MgO) em solução são absurdamente alcalinas. Desta forma, nomearam o grupo II como Alcalinos -Terrosos.

As principais propriedades deste grupo sem sombra de duvidas é o seu poder de redução e formação de compostos que tem numero de oxidação +2 e a formação de compostos menos solúveis que os compostos do grupo analítico I (Na+ , K+, etc...)

Podemos perceber no grupo II as seguintes características para seus participantes:

O Magnésio de forma geral forma compostos incolores ou branco dependendo da solução. O hidróxido de magnésio é o composto menos solúvel feito de magnésio. Alguns outros compostos de magnésio são extremamente solúveis devido ao minúsculo tamanho do átomo de magnésio (Raio iônico = 0.65 A) . Pode haver soluções de magnésio coloridas se o íon ligante for colorido.

O Cálcio é sem sombra de duvidas o elemento de maior abundância do grupo analítico II. Os compostos de cálcio são pouco solúveis em carbonatos ( Kps=4,8x10-9) e Oxalatos (Kps=2,3x10-9). Formam também compostos brancos ou incolores, exceto quando estão ligados ao um íon colorido. O Cálcio é um metal pouco maleável.

O Estrôncio apresenta características intermediarias ao cálcio e ao bário. Por exemplo, o ponto de fusão do estrôncio é de 800°C , o do cálcio é de 810°C e o do Bário é 850° e quando observamos o rádio esse valor salta absurdamente para 960°C e o do magnésio é 650°C uma diferença enorme para com o cálcio. Este é apenas um dos aspectos que podem ser observados para confirmar as características intermediarias do Estrôncio em relação ao bário e ao cálcio. Uma peculiaridade do estrôncio é que ácidos diluídos reagem facilmente com o estrôncio liberando hidrogênio.

O Bário reage com o ar úmido e também apresenta fácil reatividade em meios ácidos. É estável em ar seco. Seu teste de chama apresenta cor verde.

Embora quase todos os compostos são incolores ou brancos. Os nitratos de Bário e Estrôncio podem ser facilmente precipitados se for adicionado HNO3 concentrado.

Os sulfatos e cromatos dos grupo II tem características de solubilidade muito parecidas. A solubilidades desses dois sais diminuem a medida que o numero atômico do metal aumenta, e esse comportamento é oposto ao observado nos hidróxidos. A medida que avançamos na sequência do MgSO4 até BaSO4, a entalpia de hidratação do íon positivo torna-se menor. Isso tende a tornar os sais dos íons metálicos pesados pouco solúveis que os dos íons mais leves. Portanto, a tendência nas solubilidades dos sais de metais do grupo II com ânions grandes, como SO42- e CrO42-, é ditada predominante pelas as variações nas entalpias de hidratação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com