TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Biologia Na Medicina

Dissertações: Importancia Da Biologia Na Medicina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  9.848 Visualizações

Página 1 de 2

A Engenharia Genética é o termousado para descrever algumas técnicas modernas em biologia molecular que vem revolucionado o antigo processo da biotecnologia.

A Engenharia Genética permite que cientistas usem os organismos vivos comomatéria-prima para mudar as formas de vida já existentes e criar novas.A Biotecnologia envolve manipulaçao do processo biológico natural de microrganismos, plantas e animais. O homem tem feito uso dabiotecnologia há centenas de anos, para fins como: a forma do pão, a cerveja e quejo por esxemplo. Entretanto, as técnicas modernas da biologia molecular, em particular a engenharia genética, têmapresentado novas possibilidades, principalmente a nível industrial.

A Engenharia genética de uma maneira geral, envolve a manipulação dos genes e a consequente criação de inúmeras combinações entre genesde organismos diferentes. As primeiras experiências envolveram a manipulação do material genético em animais e plantas com a tranferência dos mesmoss para microrganismos, tais como, leveduras ebactérias, que crescem facilmente em grandes quantidades. Os produtos que primeiramente eram obtidos em pequenas quantidades originados de animais e plantas, hoje podem ser produzidos em grande escalaatravés desses organismos recombinantes.

Desde séculos atrás, até os dias de hoje que a Biologia Celular tornou um alvo para muitos pesquisadores. Facilitando assim, grandes descobertas.Descobertas essas que tem gerado muitas discussões,comentários, polêmicas e críticas envolvendo tanto a sociedade como a religião.

Mas, o fato é que, graças ao estudo celular, passamos a entender com mais detalhe seu funcionamento e benefícios paranossa vida, ampliando assim ainda mais nosso conhecimento na área.

Considero que o estudo celular, cada vez mais vem contribuindo não somente na área da medicina, mas também em outras áreas da saúde.Sabemos que, nosso corpo é constituído por milhares de células e são nas células que ocorrem vários processos, tanto bioquímico como físico,é somente através de estudos e técnicas aplicadas queteremos o diagnóstico e funcionamento do nosso corpo, desde o mais simples ao mais complexo.

Na área relacionada a medicina, considero que, a descoberta das células-tronco é de elevada importância nacura e prevenção de muitas doenças, pois é no interior do núcleo da célula primitiva que existem todas as informações necessárias para toda a vida do futuro ser que esta célula originará. Atualmenteas células-tronco adultas mais utilizadas sao a do cordão umbilical, da placenta e medula óssea. Elas sao retiradas do próprio paciente e,seu risco de rejeição é baixo,porém a capacidade detransformação é bem menor.Quanto as células-tronco embrionárias, ainda estarem em fase de teste,acredita-se que sua capacidade de transformação em qualquer outro tipo de célula é bem maior.

Acredita-se quefuturamente novas descobertas na Biologia celular possam ser empregadas na cura de diversas doenças, como mal de Alzheimer, leucemia, mal de Parkinson entre outras. Além disso,várias lesões e doençasdegenerativas poderão ser resolvidas como também a reconstituição de tecidos,nervos e músculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com