TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da estrutura do habitat na biologia da aranha

Artigo: A importância da estrutura do habitat na biologia da aranha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Artigo  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

Em uma micro escala, a complexidade estrutural da planta é considerada uma das principais variáveis para determinar a abundância, distribuição de tamanho de corpo e formação de alianças distintas de aranhas (Souza, 2007).

A importância da estrutura do habitat na biologia das aranha tem sido um tema de numerosos estudos ecológicos (Halaj et al., 1998), aplicando-se a várias espécies de aranhas em diferentes tipos de plantas em diferentes regiões.

Ramos com inflorescências são estruturalmente distintos dos ramos vegetativos, e pode representar micro-habitats com diferentes atrações para aranhas (Souza, 2007). As inflorescências são frequentemente habitats altamente estruturados com alta densidade de presas em potencial (por exemplo, os herbívoros e polinizadores) (Nentwig, 1993). Além disso, a presença de inflorescências acrescenta outra dimensão à arquitetura da planta, devido à mudança nas condições microclimáticas e disponibilidade de refúgio contra predadores (Souza e Modena, 2004).

Psychotria carthagenensis Jacq . (Rubiaceae ) é um arbusto sub-dossel ocorrendo em Pantanal, em áreas de vegetação de inundação ", cambarazal ", " Capão de vazante " , de areia ou argila solos ( Pott e Pott , 1994). Esta espécie apresenta pequenas flores brancas com corola tubular, reunidas em inflorescências terminais cy -mose ; tem antese diurna e é comumente polinizadas por abelhas e borboletas, e néctar é o principal recurso oferecido ( Consolaro , 2004). Neste estudo, a presença de formigas do gênero Crematogaster foi observado em várias partes da planta. Outros estudos relataram uma significativa presença de formigas em outras espécies de Psychotria (por exemplo Nentwig , 1993; Altshuler , 1999). Quando as formigas estão presentes em plantas, o seu comportamento predatória e combativo em relação a outros animais impede o seu acesso a estruturas SEV- eral de organismos vegetais ( Altshuler , 1999), o que pode afetar , principalmente, a estrutura da comunidade de artrópodes , incluindo as aranhas ( Mody e Linsenmair , 2004) . O objetivo deste trabalho foi analisar : i) a comunidade de aranhas em ramos vegetativos e reprodutivos de P. carthagenensis quanto à abundância relativa , composição de alianças e distribuição de tamanho de corpo, ii) abundância de formigas em diferentes tipos de ramos, e iii) a comportamento das aranhas quando colocado em contato com inflorescências cobertas por formigas.

Este estudo foi realizado de 1 º a 4 de outubro de 2005, em dois fragmentos de mata de galeria localizada na vi - cinity de "base de Estudos do Pantanal ( BEP ) ", " Pantanal do Miranda " , Central do Brasil ( 19 ° 34 ' S e 57 ° 00 ' W). Trinta plantas foram pesquisadas no total; 60 ramos, duas plantas . Em cada planta, um coletor amostrado um ramo florido e o outro um ramo vegetativo, ambos usando sacos de plástico medindo 0,60 x 0,40 m. Os ramos foram aproximadamente 0,40 m de comprimento e 1,50 m foram acima do solo. Os ramos ensacados foram cortados com uma tesoura de poda e embalados em sacos fechados com fita adesiva. A amostra no interior dos sacos de plástico foi armazenado em um congelador ( -5 ° C ) durante 12 horas antes do exame no laboratório. Cada aranha foi medida ( comprimento quelíceras - fianders em mil- limeters ) e armazenados em álcool a 70 %. As espécies de aranhas foram identificadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com