TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunologia tumoral

Seminário: Imunologia tumoral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2014  •  Seminário  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 7

Imunologia dos tumores

A imunologia dos tumores é o estudo das interações entre o sistema imunológico e o câncer e surge após o uso de cirurgia, quimioterapia e radioterapia para impedir recaídas

O objetivo é compreender em que condições uma célula cancerosa pode ser reconhecida como estranha e ser eliminada pelo sistema imunológico, para depois conceber as técnicas terapêuticas que utilizam esses mecanismos para controlar ou destruir o tumor.

Causa dos tumores

A transformação de células normais em células malignas pode ocorrer de modo espontâneo ou ser induzida por agentes carcinógenos (químicos, físicos ou virais). A natureza dessa transformação ajuda a determinar se o sistema imune do hospedeiro dera capaz ou não de conter o tumor.

Essa área de conhecimento inclui o estudo de proteínas antigênicas de células tumorais, da resposta imune a tumores e das conseqüências imunológicas dos tumores. São consideradas importantes características das células tumorais, o crescimento autônomo sem estímulos exógenos, invasivo e metastático via linfática e sangüínea. Para a melhor aplicação do conhecimento imunológico, seria ideal que a célula tumoral produzisse antígenos específicos, não presentes nas células normais. Como isso não ocorre, têm sido estudados antígenos associados a tumores, chamados de Marcadores Tumorais, produzidos exclusivamente por célula neoplásica ou não exclusivamente, mas em quantidade suficiente para ser distinta da quantidade de tecidos não-neoplásicos.

• Mutações espontâneas

Podem ocorrer devido:

 Ao fato de que as quatro bases nucleotídicas podem existir sob duas formas diferentes, uma usual e outra muito rara. Quando uma base adquire, temporariamente, a sua forma rara, pode emparelhar-se com uma base diferente.

 A erros na replicação do DNA motivados pela DNA polimerase. Quase sempre estes erros são reparados durante o processo de replicação do DNA, contudo, alguns persistem.

 A erros na meiose ou mitose (não disjunção de homólogos ou cromatídeos, tendo como consequência à formação de células com excesso ou falta de cromossomas).

Podem ocorrer em qualquer gene e em qualquer local do gene, no entanto são mais frequentes em

 Regiões com sequências de DNA repetitivas ou simétricas, os chamados pontos quentes. Nestes locais, aumenta o risco de uma cadeia de DNA emparelhar consigo própria durante a replicação;

 Genes de maior tamanho, que, assim, têm uma maior probabilidade de sofrer alterações na sua sequência de bases;

 Genes do genoma mitocondrial que não tem mecanismos de reparação do DNA.

• Mutações induzidas

Agentes mutagênicos – substâncias químicas ou radiações que aumentam a probabilidade de ocorrência de mutações.

Principais agentes mutagênicos:

 Fontes naturais de radiação como raios cósmicos, luz solar e minerais radioativos da crosta terrestre. Certos minerais da crosta (urânio, rádio, carbono 14...) emitem radiações ionizantes, os raios α, β e γ. Estas radiações, especialmente os raios γ, têm energia suficiente para remover elétrons dos átomos e quebrar o esqueleto de açucares e fosfato do DNA;

 Substâncias químicas, como agentes aquilantes, acridinas, drogas usadas em quimioterapia, nitrosaminas e nitrito de sódio.

Formas de atuação dos agentes mutagênicos:

 Alteração das bases nucleotídicas por agentes químicos. No caso do ácido nítrico e dos seus derivados, podem transformar a citosina presente no DNA, na sua forma rara; para tal, ocorre a conversão de -NH2 em =NH. Tem por consequência a alteração do emparelhamento das bases;

 Adição de grupos químicos às bases por agentes químicos, como, por exemplo, o benzopireno, um dos componentes do fumo do tabaco, que adiciona um grupo químico à guanina, tornando-a indisponível para o emparelhamento das bases;

 Danificação do material genético por radiações. As radiações ionizantes (raios X) produzem radicais livres, altamente reativos, e que podem alterar as bases do DNA para formas não reconhecíveis, ou causar anormalidades cromossômicas. As radiações ultravioletas do Sol são absorvidas pela timina do DNA, promovendo o estabelecimento de ligações covalentes entre bases adjacentes, o que causa grandes problemas durante a replicação do DNA.

Características

A imunologia tumoral se baseia no fato de que as células tumorais expressam antígenos que as distinguem das células normais. Esses antígenos podem ser divididos em 2 grupos:

Os antígenos tumorais representam uma variedade de moléculas que podem ser definidas como fatores séricos, fatores nucleares ou citoplasmáticos com especificidades distintas, os quais são capazes de contribuir consideravelmente no diagnostico e prognóstico das neoplasias, tornando assim um importante subsidio para o tratamento e a cura da doença.

Atualmente, os antígenos podem ser classificados através de diferentes modalidades variando conforme os padrões de expressão, ou seja:

• Antígenos Tumorais Específicos (ATEs)

Antígenos Tumorais Exclusivos, são antígenos tumorais específicos, expressos somente em um ou em alguns tumores, através de processos de mutações que são características daqueles tumores

Só estão presentes nas células tumorais, mas não nas células normais do hospedeiro. Abordagens moleculares são mais gratificantes para identificar esses antígenos do que ouso de anticorpos monoclonais

• Antígenos Associados aos tumores (ATAs)

São expressos, tanto em células normais, quanto em células cancerosas, porém a expressão quantitativa ou associada a outros marcadores serve para identificar as células tumorais. Os anticorpos monoclonais são ideais para a identificação desses antígenos.

Antígenos de transplante associados a tumor (TATA) que são reconhecidos pela imunidade mediada por células:

1. Antígenos T

Esses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com