TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflamação Crônica

Trabalho Universitário: Inflamação Crônica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 3

Inflamação Crônica

É uma inflação prolongada, na qual se observa a inflamação ativa, a destruição tissular e a tentativa de reparar os danos, simultaneamente. Ocorre devido a infecções persistentes; exposição prolongada a agentes tóxicos, exógenos ou endógenos; e a auto-imunidade.

Morfologicamente se observa infiltrado de células mononucleares, destruição tecidual e tentativas de cicatrização pela substituição do tecido danificado por tecido conjuntivo.

A inflamação granulomatosa é um padrão distinto de reação inflamatória crônica caracterizada pelo acúmulo focal de macrófagos ativados, que geralmente desenvolvem uma aparência epitelióde. Sua origem está relacionada com as reações imunológicas. Pode ser observada na tuberculose, hanseníase, brucelose e sífilis.

O granuloma é um foco de inflamação crônica. Consiste em agregados de macrófagos transformados em células semelhantes a células epiteliais cercadas por um colar de leucócitos mononucleares. As células epiteliódes se fundem umas com as outras formando células gigantes na periferia ou, algumas vezes, no centro do granuloma. Dois tipos de granuloma podem ser diferenciados, o de corpos estranhos e o imune.

A inflamação exarcebada é a base de muitas categorias de doenças humanas, como as alergias. Enquanto, a inflamação defeituosa causa um aumento na suscetibilidade a infecção e uma demora na cura de feridas e lesões tissulares.

Identificando células inflamatórias crônicas:

Linfócitos: núcleo redondo, denso e pequeno. Citoplasma muito escasso (quase não visível).

Plasmócitos: núcleo redondo e excêntrico. Citoplasma nitidamente basófilo (roxo). A célula como todo tem formato ovalado. O aspecto em "roda de carroça" da cromatina nuclear é visto em poucas células, e só com objetiva de imersão. Podem ser bi- ou trinucleados (incomum).

Macrófagos: núcleo redondo ou ovalado, de cromatina mais frouxa que os anteriores. Citoplasma róseo abundante, podendo conter elementos fagocitados. Forma celular variável de arredondada a alongada. São maiores que os plasmócitos.

Fibroblastos: núcleo ovalado ou alongado, volumoso, cromatina frouxa. Citoplasma escasso, às vezes de difícil identificação, podendo formar prolongamentos saindo dos polos nucleares. Este aspecto é o dos fibroblastos jovens, em fase de síntese de colágeno. Os fibrócitos (não demonstrados aqui) têm núcleo comprido em forma de vírgula e cromatina densa (não produzem mais colágeno).

Inflamação Aguda

Consiste em uma resposta rápida a um agente nocivo, onde há um recrutamento dos mediadores químicos do hospedeiro ao local da lesão.

As alterações vasculares decorrentes da inflamação visam facilitar o movimento de proteínas plasmáticas e células sanguíneas da circulação para o local da lesão ou infecção. As principais alterações são vasodilatação, aumento da permeabilidade da microcirculação, estase e migração leucocitária que alteram o fluxo e o calibre vascular. Eventos celulares também ocorrem para que haja extravasamento de leucócitos e fagocitose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com