TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações Sobre Transgênicos

Ensaios: Informações Sobre Transgênicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

****O que são transgênicos?

São organismos modificados mediante técnica de engenharia genética, passam a possuir materiais genéticos de outros organismos. Tudo o que forma os seres vivos é controlado pelo material genético, que é um grande conjunto de peças que definem as características de cada ser. O método de transgenia consiste na transferência de genes de um indivíduo para outro, sendo estes normalmente de espécies diferentes e visa a criação de organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original.

A origem da palavra sugere esse conceito: o prefixo “trans”, originário do latim, significa “posição além de, através de, mudança” e “gênico” significa "pertencente ou relativo ao gene".

**** Como surgiu?

Tudo começou quando o austríaco Gregor Mendel, monge agostiniano, interessado em Ciências, estudou a vida das abelhas e cultivou plantas produzindo novas variedades de peras e maçãs. Realizou no período de 1856 a 1865 experiências com ervilhas, cuja finalidade era compreender como ocorria a transmissão hereditária das características dos pais para os filhos.

Em 8 de março de 1865, a Sociedade de História Natural de Brünn, Áustria, recebeu o trabalho de Mendel no qual constava as suas leis de hereditariedade decorrentes das experiências com ervilhas. O trabalho de Mendel ficou quase que desconhecido do universo científico até o início de 1900, quando foi redescoberto. Hoje, Mendel é reconhecido pelo resultado dos seus estudos que culminou com grandes conclusões científicas, e é considerado o pai da Genética.

• A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA GENÉTICA

É intermediada pela manipulação de genes de forma artificial com o emprego de um conjunto de técnicas envolvendo duplicação, transferência e isolamento de genes. A engenharia genética tem como finalidade o melhoramento genético. Sua importância reside em produzir indivíduos que desempenhem melhor as suas funções e, também, na produção de substâncias úteis ao ser humano.

Em 1983 foi obtida a primeira planta transgênica, aumentando a partir daí as pesquisas e os esforços nesta área.

****Historia dos transgenicos

Os transgênicos são amplamente utilizados nas pesquisas científico-tecnológicas atuais e são muito significativos na agropecuária comercial. No entanto, para compreender de fato sua importância, é necessário conhecer sobre o surgimento desses organismos, e principalmente as técnicas que possibilitaram seu desenvolvimento e aplicação.

A técnica do DNA recombinante, tecnologia que marcou o surgimento da engenharia genética na década de 70, representou uma revolução na ciência, pois permitiu que genes específicos pudessem ser isolados do genoma e manipulados, muitas vezes com o objetivo de modificar o genótipo e o fenótipo de um organismo. Um transgênico, então, é um organismo que teve seu genoma alterado pela inserção de um fragmento de DNA originado de outra espécie, visando à alteração ou adição de uma característica nesse organismo, previamente selecionada. Vale frisar a diferença entre OGM (organismos geneticamente modificados) e transgênicos, pois com freqüência, estes dois termos são erroneamente considerados sinônimos. Organismos transgênicos possuem obrigatoriamente partes de DNA de outra espécie inseridos no seu genoma, enquanto OGMs sofrem algum tipo de manipulação genética sem receber partes de DNA de outra espécie. O primeiro organismo considerado transgênico foi desenvolvido em 1973, pelos pesquisadores Stanley Cohen e Herbert Boyer, que manipularam a bactéria Escherichia coli para expressar o gene da insulina humana. Aproximadamente dez anos mais tarde, a insulina obtida por esse processo, denominada insulina recombinante, foi aprovada, sendo a primeira substância originada de um organismo transgênico a ser comercializada. Nesse mesmo período, a técnica de amplificação da PCR era desenvolvida, ampliando ainda mais os recursos nas pesquisas biotecnológicas.

Vimos que o primeiro transgênico foi utilizado para a síntese de uma proteína muito importante no ponto de vista médico, a insulina, para o tratamento de diabetes, que trouxe várias vantagens em relação à insulina obtida de porcos, anteriormente utilizada. Porém, os transgênicos passaram a ter mais atenção e, principalmente foram alvo de grande polêmica, a partir da utilização de tais organismos na agricultura comercial.

Há centenas de anos, devido à importância econômica da agricultura, manipulações genéticas com base no fenótipo sempre foram realizadas a fim de aperfeiçoar características existentes em linhagens puras. Até o surgimento da técnica de DNA recombinante, a seleção de genes era feita por métodos de melhoramento clássico, que envolviam cruzamentos e retrocruzamentos sexuais, até a obtenção de uma planta com as características desejadas, sendo possível exclusivamente a seleção de variantes dentro de uma mesma espécie. Após essa tecnologia, o estudo e a aplicação da manipulação genética de plantas tomou uma nova dimensão, permitindo que praticamente um número ilimitado de modificações genômicas fossem realizadas, já que fragmentos de DNA de diversos seres vivos, incluindo bactérias e animais também puderam ser utilizados. A primeira planta transgênica desenvolvida foi uma variedade de tabaco, na qual foram introduzidos genes de resistência à canamicina, um tipo de antibiótico. As técnicas mais utlizadas na manipulação genética de plantas são a transformação pela bactéria Agrobacterium tumefaciens, a biobalística, a eletroporação de protoplastos, a tecnologia Bt e utilização de vírus como carreadores genéticos.

A aplicação da tecnologia nos animais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com