TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório De Análises Clínicas

Dissertações: Laboratório De Análises Clínicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

Em 11/09/97, o Inmetro concluiu a avaliação dos laboratórios de análises clínicas.A análise conduzida objetivou avaliar a tendência em termos de grau de confiança dos resultados fornecidos por laboratórios que prestam serviços de análises clínicas.As avaliações ora efetuadas constituem um passo importante no sentido de avaliar a tendência anteriormente mencionada. Para isso escolheu-se a análise parasitológica de fezes, e as conclusões restringem-se a estas análises. Outras avaliações poderão ser efetuadas para se ter uma tendência global do grau de confiança dos resultados fornecidos.

As análises laboratoriais são instrumentos fundamentais no apoio aos serviços médico-hospitalares e à classe médica em geral. A consolidação de vários diagnósticos de doenças nos pacientes, pelos médicos, é baseada nos resultados das análises laboratoriais. Um resultado errado de uma análise é prejudicial ao diagnóstico de uma doença.

Responaáveis pelos Ensaios

O Laboratório de Parasitologia da Disciplina de Parasitologia do Departamento de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro foi utilizado como referência técnica e consultiva nesta avaliação.

Metodologia da Análise

A análise conduzida objetivou avaliar a tendência em termos de grau de confiança dos resultados fornecidos por laboratórios que prestam serviços de análises clínicas.O Laboratório de Parasitologia da Disciplina de Parasitologia do Departamento de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro foi utilizado, pelo Inmetro, como referência técnica e consultiva nesta avaliação.

Em se tratando de uma análise de tendência, decidiu-se avaliar apenas laboratórios localizados em dois grandes centros, Rio de Janeiro e São Paulo, e, a partir dos resultados, inferir sobre a tendência em relação a qualidade.

Foram selecionados 10 (dez) laboratórios em cada uma das cidades levando-se em consideração que deveriam ser avaliados os serviços prestados por laboratórios grandes e tradicionais e, também, laboratórios pequenos.

O exame escolhido para esta avaliação foi a análise parasitológica de fezes. O Laboratório de Parasitologia da UERJ utilizou, para preparar as amostras, fezes, de diferentes procedências, que recebe para análises de rotina em seus laboratórios.

Para cada um dos laboratórios de análises clínicas selecionados para avaliação, foi preparada uma amostra de fezes, como descrito a seguir:

a) Introdução de parasitos (ovos de helmintos e/ou cistos de protozoários). Em cada uma das diferentes amostras previamente recebidas foi adicionada matéria fecal contendo parasitos. As quantidades introduzidas foram de tal ordem que, por menor que fosse a sensibilidade da rotina metodológica do laboratório, seria improvável não encontrar um resultado positivo quanto a presença de Giardia lamblia e Ascaris lumbricoides. Algumas amostras continham também Trichuris trichiura em pequenas quantidades (96 ovos/g), que somente rotinas metodológicas de maior abrangência identificariam.b) Diagnóstico das amostras: O Laboratório de Parasitologia da UERJ utilizou os métodos de Kato-Katz e de Faust e colaboradores para confirmar a presença dos parasitos.c) Obtenção dos frascos: O Inmetro obteve, junto aos postos de coleta de cada um dos laboratórios, 3 frascos para análise parasitológica de fezes. O Inmetro codificou e encaminhou estes frascos para o Laboratório de Parasitologia da UERJ. Nesta etapa foi observado, também, o tipo de orientação que cada um dos postos fornece aos pacientes para coleta do material e o valor cobrado pelo serviço.d) Divisão da amostra: O Laboratório de Parasitologia da UERJ dividiu cada uma daquelas diferentes amostras, previamente preparadas e diagnosticadas, em três alíquotas, relacionadas a cada um dos laboratórios a serem testados, que foram acondicionadas nos três frascos que recebeu através do Inmetro. Foi mantido, em cada frasco, o líquido conservante (MIF, formol, PVA, entre outros) utilizado por cada um dos laboratórios avaliados. Dos três frascos procedentes de cada laboratório com os parasitos introduzidos, um ficou retido como contraprova no Laboratório de Parasitologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; os outros dois foram entregues ao Inmetro.e) Solicitação do exame: O Inmetro entregou cada um dos frascos, com intervalo de dois a cinco dias entre eles, e com nomes de pessoas diferentes, solicitando exame parasitológico. Deve ser destacado que nenhum dos laboratórios exigiu requisição médica para a realização do exame. Os resultados dos exames foram apanhados também por técnicos do Inmetro.f) Confronto dos resultados: De posse dos resultados, o Inmetro e o Laboratório de Parasitologia da UERJ verificaram a concordância ou não dos dois resultados fornecidos pelo laboratório de análises clínicas e o diagnóstico previamente realizado.

Observações:

Como as amostras entregues aos laboratórios eram diferentes em termos de procedência e presença de parasitos, o Laboratório de Parasitologia da UERJ, que as preparou, não sabia para qual laboratório de análises clínicas seriam encaminhadas e nem a equipe do Inmetro, coordenadora do programa, sabia o que estava contido na amostra encaminhada para os diferentes laboratórios.

Laboratórios Analisados

Em se tratando de uma análise de tendência, decidiu-se avaliar apenas laboratórios localizados em dois grandes centros, Rio de Janeiro e São Paulo.

Foram selecionados 10 (dez) laboratórios em cada uma das cidades levando-se em consideração que deveriam ser avaliados os serviços prestados por laboratórios grandes e tradicionais e, também, laboratórios pequenos.Dos dez laboratórios que haviam sido selecionados em São Paulo, apenas quatro foram analisados.Cinco laboratórios não puderam ser analisados porque executam o exame em amostras frescas, sem material conservante.Um laboratório teve sua avaliação desconsiderada tendo em vista que não foi observado o prazo máximo exigido de 14 (quatorze) horas para a entrega do material coletado em frasco com conservante, conforme instrução, por escrito, fornecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com