TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório De Análises Clínicas

Artigos Científicos: Laboratório De Análises Clínicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  1.681 Visualizações

Página 1 de 4

Aos laboratórios de análises clínicas são concedidos com base nos requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR NM ISO 15189, sendo aplicável aos laboratórios, exames de materiais biológicos, microbiológicos, imunológicos, químicos, imunohematológicos, hematológicos, biofísicos, citológicos, patológicos ou de outros materiais provenientes do corpo humano, com a finalidade de fornecer informações para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, ou para a avaliação de saúde de seres humanos e que podem oferecer serviços de consultoria e acompanhamento que abrangem todos os aspectos das investigações em laboratório, incluindo a interpretação de resultados e conselhos sobre investigações adicionais apropriadas.

1.1. Classificação do laboratório

Os laboratórios utilizados no estágio de análises clínicas são classificados como laboratórios com a finalidade no auxilio e na formação de graduandos na área da saúde, em profissionais de saúde habilitados e preparados para realização de procedimentos laboratoriais.

1.2. Caracterização do laboratório

Os laboratórios funcionam dentro do Campus Centro da UNIFEV em um bloco separado, onde se concentra a maioria dos laboratórios utilizados na graduação dos alunos.

Segundo a Resolução - RDC N° 11, de 16 de Fevereiro de 2012, Capítulo II, Seção I, Artigo 5º, diz que os laboratórios devem possuir licença sanitária atualizada de acordo com a legislação sanitária local, fixada em local visível ao público. No Art. 6º dessa Resolução prove que os laboratórios devem contar com responsável técnico, legalmente habilitado. No Art. 7º prove a garantia que deve ser oferecida pelo laboratório, começando desde sua infraestrutura à confiabilidade dos resultados analíticos. Neste artigo também prevê procedimentos para prevenir, minimizar ou eliminar os danos ao meio ambiente, à saúde humana, animal e vegetal.

Segundo o Capitulo IV – Dos Processos Específicos, Seção I, da Resolução - RDC N° 11, de 16 de Fevereiro de 2012 os laboratórios de análises devem seguir um plano de amostragem e procedimentos apropriados ao escopo da análise, disponíveis para o pessoal envolvido, que deve ser devidamente treinado para essa atividade. O laboratório deve ter procedimentos para transporte, recebimento, identificação inequívoca, manuseio, distribuição, proteção, armazenamento e descarte das amostras.

A garantia da qualidade de todas as fases pode ser conseguida por meio da padronização de cada uma das atividades envolvidas, desde o atendimento ao paciente até a liberação do laudo. Todas essas atividades no laboratório devem ser documentadas por meio de procedimentos operacionais padrão (POP), que deverão estar sempre acessíveis aos funcionários envolvidos nas atividades.

A Biossegurança é um conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização e eliminação de riscos para a saúde, ajuda na proteção do meio ambiente contra resíduos e na conscientização do profissional da saúde. O laboratório deve dispor de local, instalações, equipamentos e procedimentos de segurança e de proteção apropriados ao manuseio de agentes físicos, biológicos e químicos que impliquem em riscos ao meio ambiente, à segurança e à saúde do trabalhador, dispondo sempre de um sistema atualizado de gerenciamento de riscos em biossegurança para todas as atividades com agentes de risco à saúde humana, animal e ao ambiente, incluindo o gerenciamento de resíduos, acessível ao pessoal que possa estar exposto a esses agentes.

Os profissionais de laboratórios clínicos, além de estarem expostos aos riscos ocupacionais: ergonômicos, físicos e químicos, trabalham com agentes infecciosos e com materiais potencialmente contaminados, que são os riscos biológicos. Esses profissionais devem ser conscientizados sobre os riscos potenciais, e treinados a estarem aptos para exercerem as técnicas e práticas necessárias para o manuseio seguro dos materiais e fluidos biológicos.

• Equipamentos de Proteção Individual – EPI: são equipamentos que servem para proteção do contato com agentes infecciosos, substâncias irritantes e tóxicas, materiais perfurocortantes e materiais submetidos a aquecimento ou congelamento. Os EPI que devem estar disponíveis, obrigatoriamente, para todos os profissionais que trabalham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com