TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leis De Mendel

Ensaios: Leis De Mendel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 6

1º LEI DE MENDEL (MONOIBRIDISMO)

Gregor Mendel (1822-1884) estabeleceu as leis básicas sobre hereditariedade estudando a ervilha Pisum sativum. Ele escolheu esta espécie por ser de fácil cultivo, por apresentar características bem marcantes e contrastantes, produzir grandes números de descendentes e, além disso, suas flores são monóicas (bissexuais) e reproduzem predominantemente por autofecundação possuindo, desta forma, linhagens puras.

Ele achou que algum fator era responsável pela característica da semente. Sendo assim, ele resolveu cruzar as plantas puras usando a parte masculina de uma planta com sementes amarelas e a feminina com as de sementes verdes.

A primeira geração foi chamada de Geração parental ou geração P. Na seguinte geração foi chamada de geração híbrida ou geração F1. Após a autofecundação houve a segunda geração ou geração F2. (Foto: Colégio Qi)

Na geração F1, todas as ervilhas apresentavam as sementes amarelas, sendo chamadas por Mendel de híbridos. Após esse cruzamento, Mendel realizou a autofecundação de uma dessas sementes híbridas e o resultado encontrado da segunda geração foi 75% de sementes amarelas e 25% de sementes verdes. Com isso, Mendel concluiu que o fator para amarelo seria o dominante e o fator para verde recessivo.

A primeira lei de Mendel também ficou conhecida como lei de monoibridismo, pois se aplica em indivíduos híbridos em relação apenas a uma característica.

Genótipo e fenótipo

Genótipo é o conjunto de genes e o fenótipo é o conjunto de características morfológicas, fisiológicas e comportamentais de um indivíduo.

Genótipo Fenótipo

AA Pigmentação

Aa Pigmentação

aa Ausência de pigmentação

2º LEI DE MENDEL (DIIBRIDISMO)

Após realizar vários testes de monoibridismo, Mendel resolveu fazer experiências, desta vez, com dois tipos de características. Mendel cruzou as sementes de ervilhas amarelas e lisas (dominante) com sementes verdes e rugosas (recessivo).

A geração F1 era composta apenas por sementes amarelas e lisas, mas era o esperado já que as sementes eram puras e com características dominantes. Já na geração F2, foi observada a presença dos quatro tipos de características: 9/16 amarela lisa; 3/16 amarela rugosa; 3/16 verde lisa e 1/16 verde rugosa.

A partir disso, Mendel concluiu que a herança da cor é independente da superfície da semente. Também se conclui que as sementes puras lisas e amarelas possuem genótipoVV (amarelo) RR (liso), ou seja, VVRR (dominante), já as puras verdes e rugosas possuem genótipo vvrr (recessivo).

QUESTÕES

1. (Enem – 2009) Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?

a) Cruzando-as entre si, é possível identificar as plantas que têm o fator v na sua composição pela análise de características exteriores dos gametas masculinas, os grãos de pólen.

b) Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas.

c) Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descendentes de flores brancas.

d) Cruzando-as entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv produzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV.

e) Cruzando-as com plantas recessivas e analisando as características do ambiente onde se dão os cruzamentos, é possível identificar aquelas que possuem apenas fatores V.

Resolução:

O gene que codifica a cor de flores em ervilhas possui dois alelos, o que codifica a flor vermelha (V) e o que codifica a flor branca (v). O alelo ‘V’ é dominante sobre ‘v’ e isto significa que, caso o gene possua os alelos para flor vermelha e para flor branca(Vv), o alelo V se sobressairá, tornando assim a flor vermelha. Para a flor ser branca, é necessário que os dois alelos codifiquem flor branca (vv). Letra b.

Obviamente, se os dois alelos codificarem flor vermelha (VV), a flor expressará tal cor. Para descobrir se uma flor vermelha é heterozigótica (Vv) ou homozigótica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com