TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manguezais E Biomas Psamofilos

Exames: Manguezais E Biomas Psamofilos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 2

Manguezais

O Brasil possui a maior faixa de manguezal do planeta com cerca de 20 mil km² que se estendem desde o nordeste (Cabo Orange – Amapá) até o sul do país (Laguna – Santa Catarina). Os manguezais também são encontrados na Oceania, África, Ásia e outros países da América.

O manguezal possui relevo relativamente plano, com leves ondulações, pois se encontra no litoral, mais especificamente, onde o mar encontra um rio.

Características principais dos mangues:

- Presença de caranguejos que buscam seus alimentos no mangue.

- A formação vegetal do mangue (plantas e arbustos) possui raízes externas (aéreas). Como o solo do mangue é pobre em oxigênio, este é obtido pelas plantas fora do solo.

- Em função da diversidade da região, podemos dividir os mangues em: mangue-branco, mangue-vermelho e mangue siriúba.

- As plantas possuem sementes compridas, finas e pontudas. Isto ocorre para facilitar a reprodução, pois quando caem no solo úmido, podem se fixar com mais facilidade.

- O cheiro do mangue é bem característico, em função da presença de áreas salobras (com presença de sal).

Parte do Fabiano

Biomas Psamófilos

As características dos biomas psamófilos são as mesmas em todas as regiões do mundo. Trata-se de um bioma que ocorre nos litorais.

Os biomas psamófilos são aqueles que apresentam solos arenosos e salinos, e estão próximos às praias. Nesse tipo de bioma, encontramos dunas, praias e restingas. O solo é salgado, também chamado de halófilo, e se apresenta arenoso e com uma vegetação herbácea e arbustiva.

Nos biomas psamófilos, existe escassez de água e de nutrientes no solo. Essa característica impossibilita a adaptação de plantas. Por isso, não vemos espécies de flores nas praias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com