TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanoterapia

Trabalho Universitário: Mecanoterapia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  4.540 Visualizações

Página 1 de 9

1 - Introdução

A mecanoterapia é de grande importância no processo de reabilitação, resistência muscular e prevenção de doenças. Ela se define como conjunto de técnicas que utiliza aparelhos mecânicos com finalidade terapêutica. Na história da fisioterapia já existem relatos de uso da mecanoterapia principalmente em testes musculares na América do Norte. Com a revolução industrial houve o surgimento das primeiras máquinas, ajudando a evoluir esse método de tratamento que utiliza equipamentos mecânicos.

Esse método de "tratamento é um quesito imprescindível num programa de reabilitação, para se promover a saúde e o bem-estar físico e prevenir o risco de lesões. Ele restaura, melhora ou mantém a força, a potência e a resistência muscular a fadiga entre outros efeitos".( MECANOTERAPIA E FORTALECIMENTO MUSCULAR: UM EMBASAMENTO SEGURO PARA UM TRATAMENTO EFICAZ; disponivel em: http://www.uesb.br/revista/rsc/v2/v2n2a6.pdf).

A mecanoterapia tem por objetivo estimular a atividade funcional dos aparelhos e sistemas, diminuindo os efeitos da inatividade; corrigir a deficiência do músculo ou grupos musculares; obter ou manter a amplitude articular e, conseqüentemente, um movimento mais funcional; estimular o paciente a usar sua capacidade adquirida, integrando-o na sua reabilitação.

2 - Mecanoterapia

A mecanoterapia está presente em diversas áreas da fisioterapia, desde ortopedia à geriatria. É indicado no tratamento de lesões neuro-músculo-esqueléticas, tratamento de alterações do equilíbrio e da postura, insuficiência coronariana, síndromes flácidas e espásticas, doença de parkinson, síndromes miofasciais, reabilitação músculo-esquelética, limitações decorrentes do envelhecimento,dentre outros.

Por utilizar diversos aparelhos, há equipamentos específicos para cada necessidade, um exemplo são as esteiras ergométricas e os halteres que oferecem resistência ao movimento, e são utilizados em treinos de resistência muscular e de força. O fisioterapeuta deve avaliar a necessidade do paciente para montar sua série de exercícios, pois há restrições em casos de doença cardiopulmonar grave, inflamação e dor, logo uma avaliação completa é indispensável.

Está mais ligada a ortopedia pois é mais procurado para tratamentos musculares e reabilitação dos movimentos, mas também trata doenças neurológicas, geriátricas, reumatologicas, dentre outras. A diferenciação para o tratamento se dá na intensidade, pois cada caso necessita de uma carga maior ou menor, e a frequência dos exercícios também varia.

3 - Atendimento do paciente

Cada paciente apresenta patologias e caracteristicas anatômicas, fisiologicas e psicologicas diferentes, e para que o resultado no fim do tratamento seja o desejado é necessário levar em consideração todas essas variaveis.

Segundo Carrie M Hall(2005), o modelo de atendimento do paciente se dá em 6 etapas para aumentar o nível de informação dada pelo paciente. As seis etapas são:

•Exame Avaliação Diagnóstico Prognóstico Intervenção Resultado.

Através desse modelo espera-se que o resultado desejado seja alcançado o mais rapidamente pelo paciente. Esse tipo de atendimento é utilizado em todos os casos pois é uma coleta de informações dada pelo paciente para a realização do seu treinamento.

3.1 - Exame

O exame consiste em obter uma anamnese, ou seja, é uma coleta de dados do paciente, e espera-se informações a cerca do : perfil demografico e historico social, ocupação, Ambientes de vida e trabalho, história da saúde do paciente, história da saúde da família do paciente, e se houve intervenções para tratamento da sua patologia. Além da anamnese o profissional pode fazer, dependendo da necessidade do paciente, exames de capacidade aeróbica, marcha, locomoção, equilibrio, função motora, postura e amplitude de movimento, esses exames estão diretamente ligados ao recurso apresentado nesse trabalho.

3.2 - Avaliação

A avaliação constitui na interpretação dos dados oferecidos pelo paciente. O profissional deve considerar na tomada de decisões clinicas a prioridade dos problemas apresentados, o estágio dos sinais e sintomas, a condição estável do paciente, a presença de condições preexistentes que podem ou não interferir no processo de tratamento.

3.3 - Diagnóstico

É o processo e o resultado final das informações coletadas, com a finalidade de determinar quais são as deficiências relacionadas com a situação atual do paciente.

3.4 - Prognóstico

Essa etapa determina o nível de aprimoramento que pode ser obtido durante o tratamento em um certo período de tempo. O fisioterapeuta deve focar nas necessidades e no objetivo do paciente .

3.5 - Intervenção

Na intervenção há a utilização de vários métodos e técnicas que melhoram o estado atual do cliente, proporcionando mudanças na condição do mesmo. Recursos terapêuticos, como a mecanoterapia, são utilizados na intervenção de diversos pacientes nas áreas da fisioterapia.

3.6 - Resultado

É o desfecho do tratamento, e deve ser avaliado se as necessidades do pacientes foram levadas em consideração, se houve um aprimoramento da função física, mas principalmente se o paciente ficou satisfeito com o resultado obtido

4 - Aparelhos Mecânicos e suas funções

Os aparelhos utilizados na mecanoterapia proporcionam uma melhor realização dos exercícios terapêuticos que melhoram as disfunções, o desenvolvimento, restauração ou manutenção da força, resistência à fadiga e preparo cardiovascular, mobilidade e flexibilidade, estabilidade, relaxamento, coordenação, equilíbrio e habilidades funcionais

A classificação das funções dos aparelho se dá mediante a patologia apresentada pelo paciente. São classificados em :

• Treino da Marcha

• Aparelhos para membros inferiores

• Aparelhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com