TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meiose: Anáfase I

Ensaios: Meiose: Anáfase I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Meiose

Diferentemente da mitose, em que uma célula diplóide, por exemplo, se divide formando duas células também diplóides (divisão equacional), a meiose é um tipo de divisão celular em que uma célula diplóide produz quatro células haplóides, sendo por este motivo uma divisão reducional.

Um fato que reforça o caráter reducional da meiose é que, embora compreenda duas etapas sucessivas de divisão celular, os cromossomos só se duplicam uma vez, durante a interfase – período que antecede tanto a mitose como a meiose. No início da interfase, os filamentos de cromatina não estão duplicados. Posteriormente, ainda nesta fase, ocorre a duplicação, ficando cada cromossomo com duas cromátides.

Fases da meiose

A redução do número cromossômico da célula é importante fator para a conservação do lote cromossômico das espécies, pois como a meiose formam-se gametas com a metade do lote cromossômico. Quando da fecundação, ou seja, do encontro de dois gametas, o número de cromossomos da espécie se restabelece.

Podemos estudar a meiose em duas etapas, separadas por um curto intervalo, chamado intercinese. Em cada etapa, encontramos as fases estudadas na mitose, ou seja, prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Anáfase I

Etapa da divisão I da meiose, compreendida entre a metáfase I e a telófase I, caracterizada pelo afastamento dos cromossomos.

Os pares de cromossomos homólogos começam a separar-se, presos pelas fibras do fuso acromático, em direção aos polos opostos da célula. As fibras do fuso acromático sofrem um encurtamento por despolimerização, semelhante ao que ocorre na mitose.

Os dois cinetócoros de cada par de homólogos permanecem unidos, de forma que as cromátides irmãs não se separam. Cada cromossomo, formado por duas cromátides irmãs recombinantes e unidas pelo centrômero, dirige-se a um polo da célula.

Doença originada pela meiose

Síndrome de Down

O síndrome de Down também designado trissomia 21 ou mongolismo, foi descrito em 1866, pelo médico inglês Down. O mongolismo é causado pela presença de um cromossoma 21 a mais nas células dos afectados. Ao invés de dois cromossomas 21, a pessoa afectada tem três. É o que se chama de Trissomia do cromossoma 21. A anomalia tem origem num defeito em um dos gâmetas que formaram o indivíduo. A formação desses gâmetas ocorre em consequência de erros durante a meiose. A meiose é um processo de divisão nuclear, através do qual, um núcleo diplóide (46 cromossomas) origina quatro núcleos haplóides (23 cromossomas). Este processo é constituído por vários estádios – profase I, metafase I, anafase I, telofase I, profase II, metafase II, anafase II e telofase II. A trissomia 21 pode ser originada pela não disjunção dos cromossomas homólogos, durante a anafase I, ou pela não separação de cromatídios, durante a anafase II, da meiose, O acompanhamento adequado contribui para um melhor desenvolvimento físico e intelectual e uma maior longevidade dos doentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com