TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MicrobiologiA

Trabalho Universitário: MicrobiologiA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 2

Características:

Os fungos constituem um grupo de organismos em que não ocorre clorofila (são heterótrofos). São geralmente filamentosos e multicelulares. O crescimento é em geral apical, mas normalmente qualquer fragmento hifálico pode dar origem a outra formação micelial quando destacado e colocado em meio apropriado. As estruturas reprodutivas são diferenciadas das vegetativas, o que constitui a base sistemática dos fungos.

Reprodução:

Os fungos se reproduzem em ciclos assexuais, sexuais e parassexuais. A reprodução assexuada ocorre através de brotamento, fragmentação e produção de conídios. A reprodução sexuada culmina na produção de basidiósporos, no caso de basidiomicetos.A reprodução parassexuada consiste na fusão de hifas e formação de um heterocarion que contém núcleos haplóides. Apesar de ser raro, o ciclo parassexual é importante na evolução de alguns fungos.

Fungos

possuem parede celular, com algumas exceções, diferentemente das células animais

não possuem clorofila (não-fotosintéticos)

formam esporos que são dispersos por correntes de ar

Os fungos possuem 2 tipos morfológicos (formas) , as leveduras , que são unicelulares, e os bolores que são multicelulares.Os fungos filamentosos chamados bolores possuem como elemento constituinte as hifas; e o conjunto de hifas chamado de micélio.Quanto a função o micélio classifica-se em vegetativo e reprodutor . O micélio vegetativo geralmente fica em contato com meio onde o fungo está se desenvolvendo , e serve para a absorção de nutrientes do meio. O micélio reprodutivo ou aéreo é constituído pelas estruturas reprodutivas dos fungos (esporos) e geralmente fica na superfície em contato com o ar.No micélio vegetativo deve-se observar as hifas que podem septadas mononucleadas ou septadas multinucleadas ou sem septos (cenocíticas). No micélio reprodutor deve-se observar os esporos endógenos chamados esporangiósporos e os esporos exógenos chamados conídios formados em conidióforo. Analisar a forma, a cor e o tamanho desses esporos.As leveduras possuem as células vegetativas, e deve-se observar a forma , tamanho , cápsula, pseudohifas. As características de reprodução vegetativa também devem ser observadas (brotamento, clamidoconídio, artroconídio).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com