TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morfologia

Resenha: Morfologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Resenha  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  172 Visualizações

Definir anatômica e funcionalmente o pericárdio e cavidade do pericárdio.

O pericárdio é um saco fibro-seroso que possui duas paredes sendo, o pericárdio fibroso e o pericárdio seroso que, envolve o coração separando-o dos outros órgãos do mediastino e inclusive, limitando a sua expansão na diástole ventricular. A cavidade do pericárdio é ocupada por uma camada líquida de espessura capilar facilitando o deslizamento de uma parede a outra durante as mudanças de volume do coração.- Descrever, e ilustrar “in situ”, a posição do coração e suas relações com os órgãos vizinhos.

O coração fica instalado na caixa torácica atrás do externo e acima do músculo diafragma sobre a qual repousa sobre parte, e no espaço compreendido entre os dois sacos pleurais (mediastino). Sua maior porção fica a esquerda do plano mediano e disposto obliquamente de forma que a base é medial e o ápice lateral. Seu maior eixo é longitudinal (da base ao ápice), oblíquo e forma um ângulo de aproximadamente 40º com o plano horizontal e com o plano mediano do corpo.- Descrever a morfologia externa do coração. Ilustrar o coração nas vistas anterior e posterior.

A constituição do coração é formada de tecido muscular estriado cardíaco (miocárdio) que fica protegido por uma membrana serosa denominada de epicárdio e posteriormente o pericárdio.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com