TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morfologia

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 3

Osteoartrose do joelho

Mulher, 56 anos, chegou ao ambulatório com queixa de dor nos joelhos, inclusive ao repouso, associada à rigidez matinal, que melhorava após início da deambulação. Ao exame físico observou-se crepitação com diminuição da mobilidade articular e dor à palpação. A radiografia confirmou a suspeita diagnostica de osteoartrose do joelho (Figura 9.4.2). Foi indicada fisioterapia, medicação anti-inflamatória e emagrecimento, evoluindo a paciente com melhora da sintomatologia.

Questões:

1. Segundo o caso acima a paciente apresenta melhora da mobilidade do joelho durante a manhã quando caminha. As articulações apresentam diferentes características quanto à mobilidade, sendo a articulação do joelho de um tipo bastante móvel. Desta maneira, classifique as articulações de acordo com sua mobilidade e o tecido interposto entre as peças que se articulam. Dê um exemplo de cada tipo de articulação.

2. Caracterize o tecido cartilaginoso do ponto de vista estrutural e funcional.

3. Descreva morfologicamente as células cartilaginosas mencionando suas funções e localização.

4. Leia as informações abaixo e responda com base nos conhecimentos estudados.

“O funcionamento dos condrócitos depende de um balanço hormonal adequado. A síntese de proteoglicanos é acelerada por tiroxina e a testosterona, e diminuída por cortisona, hidrocortisona e estradiol. O hormônio do crescimento, produzido pela hipófise, promove a síntese de somatomedina C pelo fígado. A somatomedina C aumenta a capacidade sintética dos condroblastos e também a multiplicação dessas células, estimulando o crescimento das cartilagens”. Fonte: JUNQUEIRA, L. C. U. e CARNEIRO, J. : Histologia Básica. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

a) Qual é a atividade realizada pelo condrócito e pelo condroblasto?

b) Qual a relação hormonal com a atividade das células citadas.

5. Quais são os componentes da matriz cartilaginosa, do que são formados e qual é o papel de cada um deles no tecido?

6. Descreva morfologicamente os três tipos de cartilagens citando exemplos de onde são encontrados.

7. A articulação do joelho é uma articulação sinovial e como tal apresenta elementos anatômicos obrigatórios. Cite quais são estes elementos e dê suas respectivas funções.

8. Em muitos casos de artrose do joelho ocorre a degeneração meniscal. Caracterize os meniscos quanto a sua função, forma e principais funções. Que tipo de cartilagem compõem esta estrutura? Dê as suas principais características.

9. Na articulação do joelho além dos meniscos encontramos os ligamentos. Quais ligamentos estão presentes no interior da articulação do joelho? Dê a função dos ligamentos em geral.

10. Leia com atenção as informações abaixo :

“A cartilagem que sofre lesão regenera-se com dificuldade, frequentemente, de modo incompleta, salvo em jovens de pouca idade. No adulto, a regeneração ocorre com a atividade do pericôndrio. Quando há lesão de uma cartilagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com