TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Músculo Esquelético

Ensaios: Músculo Esquelético. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2013  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  708 Visualizações

Músculo Esquelético:

Representa de 35 a 65% do peso da carcaça; Fibra muscular : unidade de organização estrutural; Feixe de fibras ou fascículos: agrupamento de fibras paralelas. Constituído por: Epimísio: tecido conjuntivo que envolve o músculo; Perimísio:tecido conjuntivo que envolve os feixes de fibras;Endomísio:tecido conjuntivo que envolve as fibras musculares individualmente.

Proteínas do miofilamentos:

MIOSINA E ACTINA: -Constituem de 75 a 80% das proteínas miofibrilares.

-Actina representa de 20 a 25 %. -Miosina representa de 50 a 55% e é rica em aas carregados. -Actinomiosina: complexo formado durante a contração muscular. -Proteínas reguladoras: tropomiosina e troponina. Constituem de 16 a 20% das proteínas miofibrilares. Regulam a contração muscular através dos íons de Ca+2. MIOSINA: Banda A –bandas escuras (Filamentos Grossos) São constituídos por proteínas miosinas. Apresentam 10 nmde diâmetro. Faixa H –zona no centro da banda A.ACTINA: Bandas I –bandas claras (Filamentos finos). São constituídos por proteínas actinas Apresentam 5 nmde espessura

Linha Z –divide a banda I. Fibra muscular estriada e seus constituintes:

Retículo sarcoplasmático: Sistemas de canais delimitados por membranas que forma uma rede ao redor de cada miofibrila. Túbulos T: formados por membranas que se originam no sarcolemae se comunicam com o espaço extracelular.Processo de contração e relaxação muscular: Contração: ocorre devido a neuroestimulação que libera os íons de Ca+2 do RS para o sarcoplasma que promove a formação do complexo actomiosina. Relaxação – os íons de Ca+2 são transportados novamente para o RS através do fornecimento de energia pelo ATP e o complexo actomiosina é desfeito.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com