TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neoplasia cervical

Seminário: Neoplasia cervical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2015  •  Seminário  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

A neoplasia de colo de útero é a segunda causa de óbito entre as mulheres, Este tipo de neoplasia possui maior incidência nos países subdesenvolvidos já que nestes países os programas de prevenção e detecção deste câncer se mostram menos eficazes que nos países onde são implementados programas de prevenção.

Este tipo de neoplasia é de fácil detecção e pode ser evitada através do exame de Papanicolau, sendo este exame extremamente importante para que também haja a detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), ou qualquer outro distúrbio ginecológico.

Este exame baseia-se na coleta de material cérvico uterino para todas as mulheres que são ou que foram sexualmente ativas.

Quando se fala de neoplasia de colo de útero, não podemos esquecer que um dos

principais fatores de risco para este patologia é o papilomavírus.

Quanto mais cedo for o diagnóstico do HPV e a prevenção da neoplasia de colo uterino, não permitindo que o câncer se instale ou que atinja áreas celulares, melhor será o prognóstico desta paciente, pois este é determinado pelo estágio da doença.

Desta maneira quanto mais cedo for o diagnóstico do estágio da doença, maior será a sobrevida desta mulher.

Ao se falar de neoplasia de colo uterino e de sua forma de detecção a partir do método Papanicolau não se pode esquecer de que a realização do mesmo afeta diretamente a cultura de determinadas famílias dificultando ainda mais o acesso das mulheres ao exame.

A abordagem cultural deste exame está relacionada ao medo, desconhecimento do órgão sexual feminino, passividade das mulheres frente aos homens e a correlação do exame ao ato sexual.

Sabendo-se que a prática do exame de Papanicolau afeta o pessoal de cada mulher, torna-se uma educação acerca da importância deste exame.

No âmbito da saúde pública, mais especificamente na área da saúde da mulher,

destacam-se programas de assistência a saúde feminina.

A principal é a elaboração do Programa de Assistência Integral à saúde da mulher (PAISM).

Papanicolau ajuda a detectar algumas doenças.

Além do câncer de colo do útero e de suas lesões, o exame ajuda a diagnosticar infecções vaginais como Gardnerella vaginalis, Tricomoníase e candidíase.

O exame envolve exame genital, também é possível perceber doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, condilomatose, clamídia e cancróide,

Idade para Realizar o exame.

Não há uma idade certa. Assim que inicia a sua vida sexual, a mulher já deve começar a realizar o exame.

O vírus HPV só pode ser transmitido ao colo uterino por relação sexual e é este o principal causador de câncer de colo do útero.

Época para realizar o exame

O único período que impossibilita a realização do exame é nos dias em que a mulher está menstruada.

Antes de marcar o exame, portanto, é preciso checar o calendário menstrual e calcular quando será a próxima menstruação.

Tempo de fazer o exame

Mulher deve evitar ter relação sexual 48 horas antes.

È fazer uma vez por ano. Em casos de alto risco, como quando a mulher tem HPV, o médico pode recomendar um exame mais frequente, de seis em seis meses

Papanicolau detecta HPV

Esse teste não é específico para detectar HPV.

No entanto, o exame pode detectar a presença de anormalidades nas células do colo ou da vagina que são causadas pelo HPV.

Falha do Papanicolau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com