TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurônios

Artigo: Neurônios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Artigo  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Neurônios são as unidades funcionais do sistema nervoso. São eles as células excitáveis cuja atividade elétrica é comunicada a outras células. Essa comunicação é direcional, ou seja, tem sentido de entrada e saída em cada neurônio, devido à estrutura dos neurônios e à distribuição de receptores e canais iônicos em sua superfície. Assim, neurônios recebem sinais pelos dendritos, integram esses sinais nos dendritos e no corpo celular e, dependendo do resultado dessa integração, disparam potenciais de ação em seu axônio, que transmite a atividade aos neurônios seguintes. Juntamente com as células da neuróglia, forma o tecido nervoso, que é responsável pela condução do impulso nervoso. Possui a capacidade de responder aos estímulos do meio, como a luz e o calor, por exemplo, através de alterações da diferença de potencial elétrico existente entre as superfícies interna e externa de sua membrana plasmática, se propagando ao longo da célula e de seus prolongamentos.

O neurônio é considerado a unidade básica da estrutura tanto do cérebro quanto do sistema nervoso. Os neurônios possuem três partes básicas: corpo celular, axônio e dendritos. Corpo celular é a parte principal, pois contém todos os componentes necessários da célula, como o núcleo (que contém DNA), retículo endoplasmático e ribossomos (para construir proteínas) e mitocôndria (para produzir energia). Se o corpo celular morrer, o neurônio morre. Axônio é a projeção da célula, longa e semelhante a um cabo, transporta a mensagem eletroquímica pela extensão da célula, dependendo do tipo do neurônio, os axônios podem ser cobertos por uma fina camada de mielina, como um fio elétrico com isolamento. A mielina é feita de gordura e ajuda a acelerar a transmissão de um impulso nervoso através de um axônio longo. Os neurônios com mielina costumam ser encontrados nos nervos periféricos (neurônios sensoriais e motores), ao passo que os neurônios sem mielina são encontrados no cérebro e na medula espinhal. Dendritos ou terminações nervosas são projeções pequenas e semelhantes a galhos, realizam as conexões com outras células e permitem que o neurônio se comunique com outras células ou perceba o ambiente ao seu redor. Os dendritos podem se localizar em uma ou nas duas terminações da célula.

O núcleo de um neurônio é circundado por citoplasma e, na maioria dos neurônios, é esférico, grande e pálido, isso porque seus cromossomos encontram-se desespiralizados, indicando o metabolismo elevado destas células. Normalmente os neurônios possuem um só núcleo, porém nos gânglios sensitivos e simpáticos, são binucleados.

Como resultado da excitabilidade dos neurônios e da conectividade entre eles (axônio de um sobre os dendritos dos outros), a atividade de um neurônio influencia a dos outros - e, por sua vez, é influenciada pela atividade de dezenas, centenas ou mesmo milhares deles. Como são raríssimos os neurônios que ficam silenciosos por mais do que uns poucos segundos, é possível pensar no sistema nervoso como um conjunto de neurônios permanentemente ativos, trocando sinais o tempo todo.

O número, o comprimento e o modo de ramificação dos prolongamentos do pericário são a base morfológica para a classificação dos neurônios em multipolares, bipolares ou pseudo-unipolares. Os neurônios multipolares apresentam mais de dois prolongamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com