TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nucleotídeos E Ácidos Nucleicos

Pesquisas Acadêmicas: Nucleotídeos E Ácidos Nucleicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 6

Lista de questões - Nucleotídeos e Ácidos Nucleicos

01)Qual o dogma central da biologia molecular?

O dogma central da biologia: O DNA é transcrito em RNA, e o RNA é traduzido em proteínas. O DNA e o RNA são ácidos nucléicos que são os responsáveis pelas informações genéticas nas células.

02) O que são nucleotídeos e quais são os seus principais elementos estruturais?

Possuem muitos papeis no metabolismo celular, tais como, são a moeda energética elos químicos essenciais na resposta das células aos hormônios e outros estímulos em transações metabólicas, intermediários metabólicos, componentes estruturais de muitos co-fatores enzimáticos. Alem disso são os componentes dos ácidos nucléicos: acido desoxirribonucléico (DNA) e acido ribonucléico ( RNA) que são as moléculas repositórias das informações genéticas.

São principais componentes estruturais são três partes: um açúcar de cinco carbonos (ribose no RNA, e desoxirribose do DNA) um grupo fosfato e uma base nitrogenada.

03) Diferencie nucleotídeo de nucleosídeo.

O nucleotídeo é composto por uma base nitrogenada, uma pentose e um fosfato, a molécula sem o grupo fosfato é chamada nucleosídeo.

04)Represente a formula geral de um nucleotídeo.

Nucleotídeo é um conjunto formado pela associação de 3 moléculas – uma base nitrogenada, um grupamento fosfato e um glicídio do grupo das pentoses.

05) Qual a diferença entre D-ribose e 2--desoxi- D-ribose?

Ambos são açucares.

2-desoxirribose faz parte da estrutura do DNA, e a D-Ribose faz parte da estrutura do RNA.

2-desoxirribose, é uma aldopentose composta por cinco átomos de carbono incluindo um grupo funcional aldeído. É derivada da ribose foi substituição do grupo hidroxila na posição 2 por hidrogênio, resultando na perda de uma átomo de oxigênio.

D-Ribose, é um carboidrato da família das aldopentoses (função aldeído: CHO), constituída por cinco átomos de carbono, dez de hidrogênio e cinco de oxigênio (C5H10O5).

06)Quais são as principais características dos ácidos nucléicos?

São moléculas que regem a atividade da matéria viva, tanto na vida (transmitindo os caracteres biológicos de uma geração a outra ), como no espaço ( coordenando e dirigindo a química celular por meio da síntese de proteínas).O DNA armazena e carrega informações genéticas.

07) Estudando a composição de bases de DNAs, Erwin Chargaff e colaboradores chegaram a quais conclusões?

Ele descobriu que “ embora pareça não haver regras que governam a composição nucleotÍdica das moléculas de RNA, o DNA possui igual numero de resíduos de adenina e timina, ([A] = [T]) e de guanina e citosina ([G] = [C]) .” Ele desenvolveu os primeiros métodos DE ANALISE para estudar a composição do DNA.

E chegou a conclusão de a “composição de bases varia de uma espécie para outra.

Amostra de DNAs isoladas de diferentes tecidos da mesma espécie tem a mesma composição de bases.

Composição de bases de DNA em uma dada espécie não muda com a idade do organismo, seu estado nutricional ou a mudança de ambiente.

Em todos os DNAs celulares independentemente da espécie, o numero de resíduos da adenosina é igual ao numero de resíduos da timidina e o de guanosina é igual ao de citidina.

Por isso conclui-se que a soma dos resíduos de purina é igual a soma de resíduos de pirimidina.

08) Quais foram os dados experimentais que permitiram aos pesquisadores James Watson e Francis Crick postularem o modelo tridimensional para a estrutura do DNA

Foram as regras de Chargaff e outros dados das propriedades da molécula de DNA, como as formas tautoméricas e planares das bases e a indicação de que a molécula existia na forma de uma hélice.

09) Por que o processo de replicação do DNA é considerado semiconservativo?

Porque molécula de DNA constituirá de uma fita já presente na célula original de uma fita recém-sintetizada, sendo uma complementar e pareada a outra.

10) Por que os ácidos nucléicos em pH fisiológico são considerados poliânions?

Porque os fosfatos desses polinucletídeos são ácidos.

11)Quais as principais diferenças estruturais entre DNA e RNA?

O RNA contém açúcar ribose já o DNA contém açúcar desoxirribose no DNA as bases são citosina , guanina , adenina e timina e no RNA as bases são citosina , guanina , adenina e uracila.

12)Classifique os RNAs de acordo com a função.

As classes de RNAs são:

• RNAs ribossômicos ( rRNAs) são componentes dos ribossomos, onde ocorre a síntese de proteínas.

• RNAs menssageiro (mRNAs) são intermediários, transportam a informação genética de um ou poucos genes para um ribossomo.

• RNAs de tranferencia (tRNAs) são moleculas adaptadoras que traduzem fielmente a informação do mRNA em uma seqüência especifica de aminoácidos.

13) Justifique a maior estabilidade do DNA em relação ao RNA em meio alcalino.

A estabilidade física do dsDNA depende de fatores como: composição das bases concentração de sal, Ph. O DNA não é susceptível a hidrólise alcalina, enquanto o RNA é facilmente hidrolisado, produzindo uma mistura equimolar de 2’e 3’-nucleosídeo monofosfato.

14) O que são ácidos nucléicos?

São cadeias de nucleotídeos cujo fosfato fazem uma ponte entre as ligações 3´e 5´ nas unidades de ribose vizinhas. Os fosfatos dessas moléculas são ácidos e em pH fisiológicos os ácidos nucléicos são poliânions. A ligação entre os nucleotídeos é chamada de ligação fosfodiester, porque o fosfato é esterificado em duas unidades de ribose

15) Qual a diferença entre um RNAm monocistrônico e policistrônico?

O RNAm policistrônico da origem através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com