TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Reprodutor Feminino E Masculino

Por:   •  13/9/2023  •  Resenha  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO E MASCULINO

Medusa - 86

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

Ovários

Estão localizados na parte posterior, possuindo formato de amêndoas. São cheios de cicatrizes causadas pela liberação dos ovócitos (OBS: Tais cicatrizes não acontecem com o uso de anticoncepcional, já que ele evita que o gameta seja expelido. Também não são percebidas em ovários dos fetos ou crianças, devido ao fato de nunca terem ovulado).

        Os ovários possuem duas regiões: o córtex e a medula. A medula é a região central, mais vascularizada e responsável pela produção de hormônios (estrógeno e progesterona). O córtex (também chamado de região cortical) é mais periférico, sendo constituído pelos folículos e por tecido conjuntivo envolvendo-os (estroma). Nele está localizado também o corpo amarelo e o corpo branco.

[pic 1]

O corpo amarelo (corpo lúteo) é uma estrutura que resulta das células da granulosa e das células da teca do folículo após a liberação do ovócito. Com o colapso do folículo e a influência do LH, as paredes do folículo se desenvolvem em uma glândula temporária, o corpo lúteo. O corpo lúteo produz progesterona e estrogênio em menor quantidade.

Se há a fecundação, o corpo lúteo se desenvolve (aumenta de tamanho) e forma o corpo lúteo gravídico, aumentando a sua produção hormonal (a progesterona é produzida para evitar a descamação uterina e assegurar que o endométrio seja mantido durante a gravidez.). A não degeneração do corpo lúteo é garantida pela ação da gonadotrofina coriônica humana (hCG).

 Quando não ocorre a fecundação, o corpo lúteo se degenera cerca de 10-12 dias após a ovulação. Com o tempo se transformará em cicatriz que caracterizam o corpo branco (corpo albicans).

Tuba Uterina

        É uma estrutura muscular tubular que se estende lateralmente a partir do corno do útero (também chamado de porção intramural) e indo até à cavidade peritoneal, possuindo em média 10 cm de tamanho. Possui 4 porções: uma porção intrauterina, o istmo, a ampola e o infundíbulo. A ampola é uma região mais alargada, sendo o principal sítio de fecundação. O infundíbulo é uma região cheia de franjas (chamadas de fímbrias), as quais passam sobre a superfície do ovário para capturar o ovócito que é expelido mensalmente.         

[pic 2]

        As tubas uterinas transportam o ovócito até a ampola e o zigoto (ovócito fecundado) até o útero.

Útero

        É um órgão muscular em formato de pêra que faz anteroflexão e é dividido em duas regiões: o corpo do útero e o colo do útero.

  • Corpo do útero (parte superior mais alargada. Região superior é chamada de fundo do útero, e o corpo vai dela até o istmo). Corresponde aos 2/3 superiores;
  • Istmo do útero (região afunilada entre corpo e colo) é responsável por separar as duas regiões;
  • Colo do útero (região terminal antes do canal vaginal). Possui duas regiões de constrição, uma superior (óstio interno) e uma inferior (óstio externo), que se abre para o meio externo. Corresponde ao 1/3 inferior.

O útero é formado por três camadas:

  • Perimétrio: uma fina camada voltada para a cavidade peritoneal;
  • Miométrio: uma camada grossa de músculo liso;
  • Endométrio: uma camada mais interna, a qual mensalmente é descamada (OBS: caso não haja a descamação, há um acúmulo do tecido, levando ao desenvolvimento da endometriose). A implantação do embrião (blastocisto) ocorre no seu interior. O endométrio é formado por três camadas:
  • Camada compacta[pic 3]
  • Camada esponjosa
  • Camada basal (não descama. É capaz de recompor a camada funcional)

Vagina

        Órgão tubular fibromuscular que serve como canal de comunicação entre o meio externo e o meio interno do sistema reprodutor feminino. Possui uma camada elástica importante para a sua distensão durante o parto.

Genitália externa (Vulva)

        É formada por duas pregas de pele mais externas (grandes lábios), e duas pregas de pele mais internas (pequenos lábios). Entre estes últimos há o vestíbulo e contém os orifícios vaginal e uretral.

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

        Localiza-se fora da cavidade peritoneal em parte (parte que está envolta pela bolsa escrotal e o pênis).

[pic 4]

Testículos

        São as gônadas do sistema reprodutor masculino. Ficam dentro da bolsa escrotal. Cada testículo é envolvido por três camadas, indo de mais externo para mais interno: túnica vaginal (confere aspecto liso ao revestimento do testículo) túnica albugínea (uma cápsula de tecido conjuntivo denso modelado) e túnica vasculosa (logo abaixo do da túnica albugínea).

        A túnica albugínea, na região posterior do testículo, é responsável pela formação do mediastino celular, estrutura que compartimentaliza o testículo em diversos septos (chamados também de lóbulos testiculares). Cada um desses lóbulos possui de 3 a 4 tubos seminíferos (os quais são responsáveis pela produção dos espermatozóides). Entre os túbulos seminíferos há a presença de um tecido conjuntivo frouxo (na região denominada interstício testicular, na qual há vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. Nesta região há também a presença das células de Leydig, que são células que produzem testosterona sob ação do LH).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (739 Kb)   docx (829.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com