TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de obesidade

Seminário: O conceito de obesidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Seminário  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito de Obesidade

A obesidade é resultado de um desequilíbrio entre a quantidade de calorias que é ingerida e a que é gasta, provocando um excessivo acúmulo de gordura que extrapola os níveis físicos e psicológicos da pessoa.

A obesidade é reconhecida hoje como importante problema de saúde pública. Trata-se de uma epidemia mundial, decorrente de hábitos alimentares, sedentarismo e fatores genéticos.

A obesidade é uma doença crônica, progressiva, fatal, geneticamente relacionada e caracterizada não só pelo acúmulo excessivo de gordura, mas pelo desenvolvimento de outras doenças (com morbidades).

Segundo o Instituto Nacional de Saúde (EUA), o aumento de 20% ou mais, acima de seu peso ideal é um sinal de que o peso em excesso pode se tornar prejudicial à saúde. A obesidade se torna mórbida quando ela atinge um aumento significante dos riscos de um ou mais problemas de saúde relacionados a obesidade, resultando na incapacidade física ou mesmo na morte.

No Brasil, cerca de 31% dos adultos estão acima do peso. Cerca de 500 mil são obesos mórbidos. Estima-se que 1% dos obesos mórbidos morrem em decorrência de doenças associadas ao excesso de peso todos os anos.

O tratamento da obesidade tem desafiado a ciência há várias décadas sem que até hoje tenha sido encontrada uma droga capaz de reverter o excesso de peso. Na verdade, devido a diversos preconceitos, o próprio reconhecimento da obesidade como uma moléstia que precisa de um tratamento mais agressivo demorou a ocorrer.

Nos Estados Unidos 60% da população está com sobrepeso, uma pessoa em cada quatro pesa 20% a mais do que seu peso ideal e uma a cada vinte pessoas é obesa mórbida.

O conceito de obesidade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde é feito através do IMC (Índice de Massa Corpórea), que é calculado pela seguinte fórmula:

IMC = peso em kg ÷ (altura em metro)²

As causas da obesidade não são conhecidas, porém suas razões são múltiplas e complexas. Existem muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença, incluindo fatores genéticos, ambientais (hábitos alimentares e sedentarismo), hereditários e metabólicos.

A obesidade mórbida traz uma redução na expectativa e qualidade de vida dos pacientes, sem falar no efeito devastador da vida social, econômica e psicológica. A obesidade mórbida é causa de uma série de complicações na saúde de seu portadores, provocando as doenças chamadas de "co-morbidades" como:

- Complicações cardiovasculares: hipertensão arterial, varizes e flebite, descompensação cardíaca e arteriosclerose.

- Complicações respiratórias: falta de ar ao menos esforço (dispneia), dificuldades respiratórias durante o sono, levando a uma fadiga crônica (apneia do sono).

- Complicações digestivas: cálculos biliares, esteatose do fígado.

- Complicações ortopédicas: artrose.

- Complicações endócrinas: diabetes, problemas menstruais nas mulheres, impotência nos homens.

- Complicações dermatológicas: irritações da pele, com predisposição a infecções.

- Complicações oncológicas: câncer de mama e de cólon.

- Complicações urológicas: incontinência urinária.

- Problemas psicológicos: sentir-se mal dentro do próprio corpo, sentimentos de isolamento e discriminação, dificuldades afetivas e sexuais, depressão.

- Problemas sociais: irregularidades no trabalho, perda do emprego e/ou dificuldade em conseguir emprego, preconceitos.

Tabela de classificação IMC

IMC Classificação

abaixo de 20 Abaixo do Peso

20 a 25 Peso Ideal

25 a 30 Sobrepeso

30 a 35 Obesidade Leve

35 a 40 Obesidade Moderada

40 a 50 Obesidade Mórbida

acima de 50 Super Obesidade

Principais Fatores de Risco

Hipertensão

Ter pressão alta, não significa ter problemas no coração. Muitas vezes a hipertensão arterial não apresenta sintomas, mas não se engane, pois ela pode estar lá!

A hipertensão arterial, na grande maioria das vezes, não tem uma causa conhecida. Sabe-se que além da herança familiar, hábitos como comer alimentos com excesso de sal, estresse, peso acima do ideal, sedentarismo e tomar bebidas alcoólicas em excesso, aumentam os riscos de desenvolver hipertensão.

Alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com