TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura: Um Conceito Antropológico

Casos: Cultura: Um Conceito Antropológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2012  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  3.826 Visualizações

Página 1 de 3

Cultura: Um Conceito Antropológico

A existência humana é marcada pela cultura que é criação, aprendizagem, é modificada, aumentada, em vários processos, por casualidade e necessidade. Por isso a cultura marca, registra e lista as condutas humanas.

O conceito antropológico de cultura passa pela dúvida da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana. Uma dúvida muito presente, a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos.

Sempre se tentou explicar as diferenças de comportamento entre os homens, já se percebia que o seu comportamento varia a partir das variações dos ambientes físicos; cada país ou região, ou sociedade tem seus costumes, pode ser em grande ou pequena escala. Diferenças genéticas definitivamente não são determinantes das diferenças culturais. Observou-se que o comportamento dos indivíduos depende do processo que explica a transmissão e a aprendizagem de comportamentos dentro de uma mesma cultura (geralmente quando se é criança), feito pela educação, pela imitação e pelo condicionamento do meio social. Da mesma forma, as diferenças entre os homens não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio ambiente.

Apesar da dificuldade que os antropólogos enfrentam para definir a cultura, não se discute a sua realidade. A cultura se desenvolveu a partir da viabilidade da comunicação oral (não existiria cultura se o homem não tivesse a possibilidade de desenvolve um sistema articulado de comunicação oral) e a capacidade de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente o seu aparato biológico. Isto significa afirmar que tudo o que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura.

Uma vez parte da estrutura humana, a cultura define a vida, e o faz não através das pressões de ordem material, mas de acordo com um sistema simbólico definido, que nunca é o único possível. A cultura, portanto, constitui a utilidade, faz com que o homem veja o mundo e interfere na satisfação das necessidades fisiológicas básicas.

A visão de mundo do ser humano tem como fator influenciador a cultura que foi repassada para o indivíduo, neste sentido a família e os valores sociais no qual a pessoa está envolvida desempenha relevante papel. Há uma padronização do sistema cultural que por sua vez influencia diretamente no comportamento de cada indivíduo.

A influência da cultura é tão forte na vida das pessoas que pode ser o determinante entre a vida e a morte.

Devido a herança cultural as pessoas foram acostumadas a reagir contra aqueles que fogem dos padrões aceitos pela maioria da comunidade, com o fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura, acarreta como consequência dele achar que seu modo de vida é o mais correto e o mais natural, o chamado etnocentrismo, também presente mesmo dentro de uma sociedade, que é a tendência que o indivíduo tem de menosprezar a cultura alheia, caracterizando-a como inferior a sua.

O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado.

Os valores e os referenciais culturais estão em constante movimento, por conta, da própria natureza humana, inquieta e em constante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com