TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O vírus da AIDS

Resenha: O vírus da AIDS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Resenha  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Vírus da AIDS (Envelopado)

O vírus HIV, agente etiológico da AIDS, tem sido muito estudado e sua biologia é bem conhecida. Isso foi possíve porque o aparecimento dessa síndrome coincidiu com o desenvolvimento da tecnologia moderna de DNA recombinante. HIV-1 é um retrovírus cujo genoma, como o de todos os retrovírus, é constituído de um filamento simples de RNA. O genoma do vírus AIDS é pequeno, contendo apenas genes para codificara transcriptase reversa, enzima que ele leva quando deixa uma célula hospedeira, e as proteínas estruturais do capsômero e do envelope viral. Já se conhece a sequência completa de nucleotídeos nesse genoma, que apresenta variações responsáveis pelos diversos tipos de HIV existentes

O HIV se prende às células que têm a molécula superficial CD4, uma proteína encontrada preferencialmente nos linfócitos T-helper.

Ao penetrar nas células, o genoma viral se a propria das organelas, passando a dirigir o metabolismo celular para sintetizar HIV-1. Para isso, o vírus se utiliza da enzima transcriptase reversa, a qual fabrica um filamento duplo de DNA , que é a cópia do RNA do vírus. O filamento duplo de DNA que foi copiado do genoma viral pode entrar no núcleo e se integrar no genoma celular. Assim a infecção pode entrar em um período latente, permanecendo o DNA viral nos cromossomos do núcleo celular como um provírus sem que se produza partículas virais. Após um período de tempo variável, a infecção pode ser reativada, com a produção do RNA do genoma do HIV-1 e de RNA para proteínas características dos Vírions.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com