TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Biomas Brasileiros

Artigos Científicos: Os Biomas Brasileiros. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  1.991 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Para entendermos sobre bioma, devemos entender primeiro o conceito de ecossistema: ecossistema, designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos (elementos sem vida como chuva, rocha, sedimentos...) que atuam sobre essas comunidades

Por sua vez, por bioma, entende-se um conjunto de ecossistemas que vivem em equilíbrio e funcionam de forma estável, convivendo harmoniosamente entre si. Cada bioma possui um tipo principal de vegetação e animais que nele encontram a forma mais adaptável possível para a vida.

Os Biomas Brasileiros

Nos biomas brasileiros, a biodiversidade é grande. Neles, são encontrados os mais variados tipos de vegetação, assim como diversas espécies distintas de animais.A seguir, vamos conhecer melhor cada um dos vários biomas que compõem o Brasil:

Amazônia

A Amazônia ocupa uma área de 4.196.943 Km² e 49,29% do território nacional e que é constituída principalmente por uma floresta tropical. A Amazônia ocupa a totalidade dos territórios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, e parte do território do Maranhão (34%), Mato Grosso (54%), Rondônia (98,8%) e Tocantins (9%). A Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras. A Floresta Amazônica é a maior formação florestal do planeta, condicionada pelo clima equatorial úmido. Equivale a 35% das áreas florestais do planeta. Possui uma grande variedade de fisionomias vegetais, desde as florestas densas até os campos. Florestas densas são representadas pelas florestas de terra firme, as florestas de várzea, periodicamente alagadas, e as florestas de igapó, permanentemente inundadas, que ocorrem por quase toda a Amazônia central. Os campos de Roraima ocorrem sobre solos pobres no extremo setentrional da bacia do rio Branco. As campinaranas desenvolvem-se sobre solos arenosos, espalhando-se em manchas ao longo da bacia do Rio Negro. Ocorrem ainda áreas de cerrado isoladas do ecossistema do cerrado do Planalto Central do Brasil. Nos topos dos morros geralmente aparecem áreas de campos rupestres, semelhantes ao cerrado.

Pantanal

O Pantanal ocupa uma área de 150.355 Km² e 1,76% do território nacional e é constituído principalmente por savana estépica alagada em sua maior parte. O Pantanal esta presente em apenas dois estados brasileiros, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocupando 7% do território do Mato Grosso e 25% do estado do Mato Grosso do Sul. A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguay, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância. O Pantanal mato-grossense é a maior planície de inundação contínua do planeta, coberta por vegetação predominantemente aberta. Este ecossistema é formado por terrenos em grande parte arenosos, cobertos de diferentes fisionomias devido a variedade de micro relevos e regimes de inundação. Como área transicional entre Cerrado e Amazônia, o Pantanal ostenta um mosaico de ecossistemas terrestres com afinidades sobretudo com o Cerrado.

Caatinga

A Caatinga abrange 9,92% do território nacional, ocupando uma área de 844.453 Km², é constituída principalmente por savana estépica. A Caatinga ocupa a totalidade do estado do Ceará e parte do território de Alagoas (48%), Bahia (54%), Maranhão (1%), Minas Gerais (2%), Paraíba (92%), Pernambuco (83%), Piauí (63%), Rio Grande do Norte (95%) e Sergipe (49%). Seu interior, o Sertão nordestino, é caracterizado pela ocorrência da vegetação mais rala do semi-árido, a caatinga. As áreas mais elevadas sujeitas a secas menos intensas, localizadas mais próximas do litoral, são chamadas de Agreste. A área de transição entre a Caatinga e a Amazônia é conhecida como Meio-Norte ou Zona dos Cocais, que abrange porções dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. Possui solos secos e sua vegetação é formada por palmeiras, como o buriti, oiticica, babaçu e carnaúba. Grande parte do Sertão nordestino sofre alto risco de desertificação devido à degradação da cobertura vegetal e do solo.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica ocupa uma área de 1.086.289 Km² e 13,04% do território nacional e que é constituída principalmente por mata ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com