TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ossos do tronco Vertebras Cervicais

Tese: Ossos do tronco Vertebras Cervicais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Tese  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

Ossos do tronco

Vertebras Cervicais

Sete vertebras cervicais formam a região cervical da coluna vertebral, que encerra a medula espinhal e as meninges. Os corpos vertebrais empilhados, posicionados certamente sustentam a cabeça e as articulações intervertebrais, principalmente as articulações crânio vertebrais em sua extremidade superior, proporcionando a flexibilidade necessária para permitir a posicionamento da cabeça.

Existem três vertebras cervicais atípicas

Vertebra C1 ou Atlas é a primeira vertebra cervical e também a primeira das 33 vertebras da coluna vertebral. É uma vertebra cervical atípica, pois além de não possuir processo espinhoso, não há corpo vertebral. É também a mais larga coluna cervical também possui tubérculos anterior e posterior, oque nenhuma outra vertebra tem.

Vertebra C2 ou Áxis, nela que ocorre uma proporção considerável do movimento de rotação (negação). Na parte superior do seu corpo apresenta uma apófise altamente modificada, a apófise adenoide ou dente do áxis. O dente adapta-se ao contorno do forame vertebral alargado do atlas, servindo de eixo de rotação.

Vertebra C7ou vertebra proeminente é chamada assim visto que sua apófise é facilmente visível na superfície inferior da nuca, seu processo espinhoso longo, que não é bífido. Seus processos transversos são grandes, mas seus forames transversais são pequenos.

Esqueleto da Prede Torácica

O esqueleto torácico forma a caixa torácica que protege as vísceras torácicas e alguns órgãos abdominais. O esqueleto torácico inclui 12 pares de costelas e cartilagem costais associados, 12 vertebras torácica e os discos intervertebrais interpostos entre elas, e o esterno. As costelas e as cartilagens formam a maior caixa torácica.

As costelas são ossos planos e curvos que formam parte da caixa torácica, é muito leves, porem muito resistente. Cada costela possui um interior esponjoso contendo medula óssea, que forma as células do sangue. Existem três tipos de costelas.

Costela verdadeira são os primeiros sete pares de costelas, nelas a cartilagem costal se insere diretamente no esterno.

Costelas falsas são a 8ª a 9ª e geralmente a 10ª costela, suas cartilagens são unidas a cartilagem da costela acima; assim sua conexão com o esterno é indireta.

Costelas flutuantes, é a 11ª a 12ª e algumas vezes a 10ºcostela; as cartilagens rudimentares dessas costelas não se conectam nem mesmo indiretamente, com o esterno em vez disso, terminam na musculatura abdominal posterior. Costelas atípicas 1º, 2ª, 11ª e a 12ª são diferentes das costelas típicas, 1ª é achatada e o tubérculo, fundi se ao ângulo; o corpo da 2ª possui uma tuberosidade para fixação do musculo serrátil anterior, 11ª e a 12ª não possuem colo e tuberosidade e a 12ª é mais curta. Costela típica da 3ª a 9ª possuem características comuns, cada costela possui uma cabeça, colo, tubérculo, e corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com