TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osteologia

Tese: Osteologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Tese  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 2

OSTEOLOGIA:

A osteologia é o ramo da anatomia que estuda a estrutura, forma e desenvolvimento dos ossos e das articulações. O termo osteologia significa, o estudo dos ossos, apesar de sua aparência simples, o osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico, formado por um conjunto de tecidos distintos e especializados que contribuem para o seu arranjo final.

Os tecidos que compõe o osso são:

• Tecido ósseo

• Tecido cartilaginoso

• Tecido epitelial

• Tecidos formadores de células sanguíneas

• Tecido nervoso

• Tecido adiposo

O estudo microscópico do tecido ósseo distingue a substância óssea compacta e a substância óssea esponjosa.

Embora os elementos constituintes sejam os mesmos nos dois tipos de substância óssea, eles dispõem-se diferentemente conforme o tipo considerado e o seu aspecto macroscópico também difere. Na substância óssea compacta, as lamínulas de tecido ósseo encontram-se fortemente unidas umas às outras pelas suas faces, sem que haja espaço livre interposto. Por esta razão, este tipo é mais denso e duro.Na substância óssea esponjosa, as lamínulas ósseas, mais irregulares em forma e tamanho, se arranjam de forma a deixar entre si, espaços ou lacunas que se comunicam umas com as outras e que, a semelhança do canal medular, contém medula. As lacunas entre as lamínulas ósseas são chamadas de trabéculas ósseas.

Nos ossos longos a diáfise é composta por osso compacto externamente ao canal medular, enquanto as epífises são compostas por osso esponjoso envolto, por uma fina camada de osso compacto. Nos ossos planos, a substância esponjosa situa-se entre duas camadas de substância compacta. Nos ossos da calvária, a substância esponjosa é chamada de DÍPLOE. Os ossos curtos são formados por osso esponjoso revestido por osso compacto, como nas epífises dos ossos longos.

A função mais importante do esqueleto é sustentar a totalidade do corpo e dar-lhe forma, torna possível a locomoção ao fornecer ao organismo material duro e consistente, que sustenta os tecidos brandos contra a força da gravidade e onde estão inseridos os músculos, que lhe permitem erguer-se do chão e mover-se sobre sua superfície.

Os ossos são formados essencialmente pelo tecido ósseo (tecido conjuntivo duro, com 1,87% de fosfato cálcio) do qual o aspecto é compacto o esponjoso: no osso compacto o tecido ósseo é constituído de delgadas lâminas ósseas que se sobrepõem umas às outras, unindo-se intimamente em torno de um centro; no osso esponjoso, essas delgadas lâminas se dispõem de modo a formar pequenas cavidades.

Observando-se ao microscópio uma delgada lâmina de osso, veremos que este é formado de numerosas células estreladas, os osteócitos, que estão unidos entre si por prolongamentos e que se acham imersos em uma substância, chamada substância fundamental.

Os ossos se formam, no embrião, de um esboço constituído por tecido cartilaginoso e por tecido membranoso que representam o osso primário e secundário. Com o tempo, tais esboços começam a se ossificar e o processo de ossificação inicia-se em pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com