TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osteologia

Resenha: Osteologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Resenha  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Osteologia

Esqueleto - do grego, significa corpo seco. É o conjunto de ossos e cartilagens interligados, formando o arcabouço do corpo. Possui 206 ossos.

Funções:

Sustentação: forma um arcabouço rígido ao qual os tecidos mais moles e orgãos do corpo estão fixos.

Proteção: o crânio e a coluna vertebral envolvem o encéfalo e a medula espunhal, a caixa torácica protege o coração e os pulmões, os grandes vasos, o fígado e o baço, o cíngulo do membro inferior sustenta e protege as vísceras pélvicas.

Movimentos do corpo: servem como ponto de apoio para fixação da maioria dosmúsculos esqueléticos. Nesta propriedade atuam como alavancas quando os músculos contraem e provocam o movimento do corpo:

Hematopoiese: processo formador de células sanguíneas e ocorre no tecido damedula óssea vermelha, localizado internamente em alguns ossos.

Fig 1. A medula óssea se localiza na parte esponjosa dos ossos chatos (por exemplo, a bacia), onde o desenvolvimento das células do sangue acontece.

Fig 2.A célula progenitora mielóide dá origem aos eritrócitos, plaquetas, glóbulos brancos granulócitos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos), mastócitos e aos monócitos. O progenitor linfóide da origem a linfócitos T e B e células NK (natural killer).

Armazenamento de gorduras: os lipídios são armazenados no tecido adiposo no interior da cavidade medular em certos ossos.

Armazenamento de minerais: a matriz inorgênica do osso composta principalmente de minerais cálcio e fósforo. esses minerais dão ao osso dureza e força.

Divisão do esqueleto:

Esqueleto axial: consiste nos ossos que formam o eixo do corpo, sustentam e protegem os órgãos da cabeça pescoço e o tronco.

Esqueleto axial em azul

Esqueleto Axial

Ossos componentes do esqueleto axial:

Crânio: formado por dois conjuntos de ossos:

Ossos do crânio ou caixa encefálica: contituídos por dois ossos pares ( parietais e temporais) e quatro ossos ímpares (frontal, occipital, esfenóide, etmóíde).

Vista lateral

Vista superior - secção transversal

Vista Superior

Ossos da face: constituída por dois ossos ímpares ( mandíbula e vômer) e seis ossos pares ( maxilas, zigomáticos, nasais, lacrimais,palatinos e palatos).

Vista anterior

Vista inferior

Crânio - Secção sagital

Principais acidentes ósseos dos ossos do crânio

Osso Frontal: Forma o esqueleto da fronte.

• Glabela, (Com o dedo indicador e o dedo médio aperte e deslize levemente no meio das sombrancelhas, pouca coisa acima, ai esta a glabela, faça a mesma coisa na figura, mostre lá com seu dedinho estilo Eliana e visualize a região.)

• Sulco supra - orbitário, (Se é supra é acima se é orbitário é acima da órbita.

• Margem supra - orbitária,

• Incisura supra - orbitária

• Crista superciliar

• Tuberosidade frontal

• Lâmina orbitária

• Incisura etmoidál

• Espinha nasal

Osso Parietal: Formam os lados da abóbada craniana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com