TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVALÊNCIA E SENSIBILIDADE DE DOENÇAS?

Tese: PREVALÊNCIA E SENSIBILIDADE DE DOENÇAS?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Tese  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

PREVALÊNCIA E INCIDÊNCIA DE DOENÇA?

Ambas são medidas de freqüência de ocorrência de doença. Prevalência mede quantas pessoas

estão doentes, incidência mede quantas pessoas tornaram-se doentes. Ambos os conceitos

envolvem espaço e tempo – quem está ou ficou doente num determinado lugar numa dada época.

Câncer de Boca ( INCIDÊNCIA)

Uma pesquisa demonstrou que o câncer de boca é mais comum em mulheres jovens, com menos de quarenta anos. Se a pessoa acometida pela doença tiver mais de 40, a grande maioria dos doentes são formados por homens, provando que uma mesma enfermidade pode apresentar aspectos totalmente diversos, dependendo da faixa etária e sexo dos pacientes, por exemplo, se a doença se manisfestar precocemente as mulheres serão as mais atingidas.

Pesquisas Realizadas Sobre o Tema

Segundo especialistas em câncer de boca, a maioria acima dos quarenta anos acometidos pela doença é composta por homens fumantes, e que consomem bebidas alcoólicas. As pesquisas baseadas em mapeamento das principais características do tumor bucal, reuniram nos últimos vinte anos, todos os casos de doentes nessa idade, em centros especializados de vários países, dentre eles, Inglaterrra,Brasil e Guatemala, com o objetivo de avaliar os hábitos dos indivíduos com culturas diferentes. Uma análise laboratorial, em mais de 37 pacientes foi feita, com dados apresentados que não variavam segundo o país onde a pessoa vivia, mas os aspectos encontrados nos enfermos mais jovens, mostraram que mais de 40 por cento dos acometidos pelo tumor bucal eram mulheres, sendo que 50 por cento delas não fumavam de 41 por cento não bebiam. Esses resultados foram contrastantes com as pesquisas feitas nos homens, com idade média de 57 anos, onde 81 por cento eram fumantes e 74 por cento consumiam álcool.

Vale ressaltar que metade dos portadores de câncer bucal são tabagistas e consumidores de bebidas alcoólicas, portanto o INCA (Instituto Nacional do Câncer), estabeleceu o vício do álcool e cigarro como fatores principais para o desenvolvimento desse tipo de tumor. O Governo Federal fez uma assustadora projeção de mais de 14 mil acometidos só nesse ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com