TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama Mundial Do Ecossistema

Artigos Científicos: Panorama Mundial Do Ecossistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

No momento atual, a preocupação dos governos, sociedade civil e cidadão deve visar a sustentabilidade. Para compreender esse conceito, é necessário considerar o panorama mundial de sustentabilidade ambiental, partindo a importância dos ecossistemas para manutenção da qualidade de vida da Terra.

Ecossistemas são sistemas ecológicos formados por seres vivos ( bióticos) e elementos não vivos (abióticos) que interagem entre si e com o meio, como por exemplo, um lago e uma floresta. São considerados bióticos e os organismos vivos que habitam e determinado ecossistema e constitui a biota: Seres humanos, plantas, animais, microrganismos animais e vegetais. Os elementos abióticos que compõem um ecossistema são: os minerais ( rochas e petróleo), clima, luz solar e temperatura. São elementos que influenciam o comportamento dos seres bióticos. Os ecossistemas podem ser classificados da seguinte forma:

1) Quando as características físicas do meio em terrestres – a exemplo do pantanal e dos campos; e aquáticos – como os manguezais; rios os mares e os oceanos.

2) Quanto a intervenção dos seres humana em: naturais – rios, os mares e oceanos.

A soma de todos os ecossistemas constitui a biosfera, que corresponde à porção do planeta.

A manutenção dos ecossistemas acontece devido a luz do sol, que a principal fonte de energia. Além dela, outras fontes primárias de energia são encontradas na natureza e podem gerar energia direta – como petróleo, o carvão mineral, gás mineral, a energia eólica (do vento), a hídrica ( da água), a biomassa (origem vegetal e animais), a energia dos oceânicas ( das ondas e dos mares) e a geotérmicas (do calor originado pela Terra). Esses recurso naturais são imprescindíveis para a vida na Terra e para o desenvolvimento econômico da sociedade .

Essa fontes de energia podem ser :

1) Renováveis – que se renovam naturalmente, como por exemplo, a energia eólica;

2) Não Renováveis – que não tem a capacidade de renovação, como, por exemplo, o petróleo, cuja formação leva milhões de anos .

As fontes secundárias de energia são transformadas a partir das fontes primárias, gerando eletricidade, gasolina, vapor e outros produtos.

A energia solar pode ser capturada, a exemplo do que acontece com os aquecedores solares. Ela pode ainda ser transformada em energia elétrica e armazenada para servir à iluminação e à movimentação mecânica de máquinas. Como se pode observar, é a grande o poder da energia solar, que uma fonte de energia renovável .

Com a finalidade de garantir o funcionamento dos ecossistemas de forma equilibrada, acontecem dois fluxos na natureza: o fluxo de energia e os ciclos biogeoquímicos.

O fluxo de energia inicia-se pela fotossíntese e chega ao ser humano pela cadeia alimentar. Tomemos como exemplo o Sol, que a fonte de energia que mantém o ecossistema. A energia solar é capturada pelos organismo vivos, que a transformam em energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com