TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pielonefrite

Tese: Pielonefrite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Tese  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

3.2 - CONTAS A RECEBER

O processo de Contas a Receber trata de todas as entradas de capital na companhia. Esse recebimento pode ser proveniente tanto da operação da empresa, quanto da venda de ativos ou do crédito originado por cancelamento de pagamentos já realizados. Sendo assim, qualquer negócio tem Contas a Receber para que sejam operacionalizados os modos de recebimento dos clientes, dos parceiros ou mesmo dos fornecedores. O bom andamento das atividades relacionadas a esse processo depende do controle e da garantia de recebimento dos montantes devidos nos prazos acordados. A fim de gerenciar corretamente o Contas a Receber de uma empresa, a área Financeira deve cadastrar 3 níveis recebimentos: as contas provisionadas, as previstas e as realizadas. Conceitualmente falando, a diferença básica entre elas é:

• Provisões são estimativas de prazos e valores a receber baseadas nos dados históricos da corporação e nas suas metas empresariais;

• Previsões também são estimativas. Entretanto, nesse momento já se baseiam em documentos (títulos a receber);

• Realizados são os recebimentos já efetivados, ou seja, já é possível confirmá‐los na conta bancária da empresa.

Com o objetivo de minimizar ainda mais a inadimplência, pode‐se fazer uma análise de crédito prévia do cliente. Entretanto, em qualquer processo a colocação de controles reduz a agilidade. Sendo assim, o ideal seria realizar a análise de crédito seletiva (para aqueles clientes com maior potencial de se tornarem inadimplentes). Pode‐se notar que o efetivo gerenciamento de Contas a Receber reduz a inadimplência, dá subsídios à área de Cobrança e, principalmente, dá tranquilidade ao empresário pois controla a entrada de dinheiro, vital para sobrevivência de qualquer negócio.

As empresas devem saber sempre todas as contas vencidas e que não foram pagas. O departamento financeiro deve fazer um relatório de vencimento para todas as contas a receber, mostrando o total do valor das contas pendentes a serem pagas em menos de 30 dias, 31 a 60 dias, 61 a 90 dias, e assim por diante, por exemplo. Comparando este relatório com relatórios anteriores, o gerente financeiro pode comparar as contas a receber com padrões históricos. Além disso, todas as contas vencidas deveriam ser contatadas diretamente pelo correio, por telefone ou ainda, pessoalmente. Se os clientes com altas contas pendentes forem chamados regularmente, há maior probabilidade de recebimento.

Desempenho de contas a receber:

O desempenho de contas a receber pode ser avaliado por diversos fatores, entre eles:

∙Prazo concedido pela área comercial

Deve ser analisada a evolução histórica dos prazos de faturamento concedidos

pela área comercial

3.3 - TESOURARIA

A Tesouraria é o setor responsável por todo o sistema financeiro, ou seja todas as provisões de pagamento e de recebimento, feitas em gerencias, são administradas pela tesouraria. Alem disso, as liquidações dessas operações também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com